Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FOTOGRAFIA REAL VENCE PRÉMIO NA CATEGORIA IA DO 1839 AWARDS E É DESQUALIFICADA

2024-06-17




O fotógrafo Miles Astray venceu a categoria IA do 1839 Photography Awards com uma fotografia real que ele inicialmente passou por gerada por IA. A imagem, “F L A M I ??N G O N E”, apresenta a cabeça de um flamingo em pé enrolada em torno de si mesma.

Assim que Astray revelou que a fotografia foi tirada por ele com uma câmera, o seu prémio foi retirado.

Numa declaração no seu site, Astray explica: “Com o conteúdo gerado por IA a remodelar rapidamente o cenário digital, ao mesmo tempo que provoca um debate cada vez mais acirrado sobre as suas implicações para o futuro do conteúdo e os criadores por trás dele – desde criativos como artistas, jornalistas e designers gráficos a funcionários de todos os tipos de indústrias – inscrevi esta fotografia real na categoria AI do 1839 Awards para provar que o conteúdo feito pelo homem não perdeu a sua relevância, que a Mãe Natureza e os seus intérpretes humanos ainda podem vencer a máquina, e que a criatividade e a emoção são mais do que apenas uma série de dígitos.”

Em 2023, Boris Eldagsen apresentou uma imagem gerada por IA ao Sony World Photography Awards da Organização Mundial de Fotografia e venceu. No entanto, ele recusou o prémio, referindo que “imagens de IA e fotografia não deveriam competir entre si num prémio como este”.


Fonte: ArtReview