Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


UMA OBRA DE TICIANO ENCONTRADA EM PARAGEM DE AUTOCARRO DEVE SER LEILOADA POR 32 MILHÕES

2024-06-19




Uma obra de Ticiano Vecellio, do século XVI, deverá ser vendida por cerca de 32 milhões de dólares, quase 30 milhões de euros. O leilão está a ser organizado pela Christie's e está previsto acontecer a 2 julho.

A obra de arte do artista veneziano terá sido pintada em 1508, quando Ticiano tinha apenas 20 anos. “Rest on the Flight into Egypt” retrata a Virgem Maria a embalar Jesus quando este era criança, com José a observá-los.

Mas este quadro tem vindo a percorrer uma grande aventura desde que foi criado, tendo, inclusive, sido furtado duas vezes. Depois de passar pelas propriedades de vários aristocratas, foi levado pela primeira vez em 1809 do Palácio Belvedere, na capital austríaca, Viena, pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

A segunda vez que foi levado foi já em meados dos anos 90 do século passado, quando foi roubado de Longleat House, um palácio real no Reino Unido.

A Christie's sublinha as voltas que a obra tem dado, notando mesmo que esta "tem estado numa longa e agitada viagem, que está longe de terminar".

Depois do 2.º roubo, em 1995, houve uma procura pela pintura que durou sete anos. Já num século diferente, a obra foi recuperada, tendo sido encontrada junto a uma paragem de autocarro no interior de um saco de plástico.

O quadro foi recuperado pelo antigo inspetor da Scotland Yard, Charles Hill. O investigador, que morreu em 2021, foi também um dos grandes responsáveis por ter encontrado a obra de arte 'O Grito', de Edvard Munch, depois de esta ter sido levada do Museu Nacional de Oslo, em 1994.


Fonte: culturaaominuto