Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ICÓNICO MURAL ‘À BEIRA DA PISCINA’ DE KEITH HARING ENFRENTA DEMOLIÇÃO

2024-08-12




O destino do mural de Keith Haring, à beira da piscina, no Tony Dapolito Recreation Center, no West Village de Nova Iorque, permanece incerto, à medida que se debatem sobre o que fazer com as instalações degradadas. Haring pintou a famosa obra de arte de 50 metros de comprimento - que apresenta golfinhos, nadadores e uma sereia a saltitar por entre faixas amarelas e azuis - num único e quente dia de verão durante o ano de 1987. O famoso produtor Junior Vasquez foi DJ numa festa na piscina o tempo todo. Hoje, o local está entre as piscinas naturais mais cool do mundo, concebidas por artistas, bem como as melhores obras de arte públicas da cidade. Chegou mesmo a aparecer no filme zeitgeist de 1995 de Harmony Korine, “Kids”.

As preocupações sobre o edifício - e por associação, o mural da piscina Haring - reacenderam-se no início deste verão, quando o Departamento de Parques anunciou que o Centro Recreativo Tony Dapolito, incluindo o que era anteriormente conhecido como Carmine Street Pool, permaneceria fechado por mais um ano, marcando a quinta temporada consecutiva em que os residentes da área tiveram de percorrer um quilómetro e meio pela cidade para se refrescarem.

O Centro Recreativo Tony Dapolito foi inaugurado em 1908. Quando foi inicialmente encerrado para obras em 2020, os inspetores descobriram que os danos foram significativamente piores do que pensavam. A piscina interior do Centro apresenta fugas e partes da sua construção são tão estruturalmente insalubres que estas áreas são agora constantemente monitorizadas em caso de colapso. O orçamento projetado para reabilitar o espaço cresceu rapidamente de 4 milhões de dólares para 20 milhões de dólares. De acordo com a “Curbed”, o Departamento de Parques reservou 100 milhões de dólares para o projeto, mas um porta-voz da agência salientou que a restauração do Centro, em vez de o reconstruir de raiz, ainda “resultaria na perda de espaço de programação recreativa”, uma vez que o tamanho da sua piscina, ginásio e campos de basquetebol estão aquém dos padrões atuais.

Desde então, Demolition entrou no chat. A ideia foi apresentada numa reunião do conselho comunitário no mês passado, onde as autoridades propuseram também a transferência do Centro para um projecto de habitação a preços acessíveis planeado nas proximidades, no número 388 da Hudson Street. A Liga de Preservação do Estado de Nova Iorque e os nostálgicos nova-iorquinos nativos estão a reagir. Felizmente, pelo menos, as autoridades disseram que, mesmo em caso de demolição, tentariam manter a piscina e o mural de Haring, que a Fundação Keith Haring ajudou a financiar e a preservar nos últimos 30 anos.

“Entendemos que o mural é acarinhado pela comunidade e uma peça crítica do legado de Keith Haring”, disse o Departamento de Parques num comunicado partilhado com o Artnet News. “Estamos a discutir com a Fundação Keith Haring sobre as necessidades de restauro do mural e a explorar potenciais opções.” A Fundação não respondeu a um pedido de comentário sobre o que pretende que seja feito com o trabalho. Entretanto, a reunião do conselho de Julho aprovou uma resolução para criar um novo centro no 388 Hudson – sem decidir mais sobre a demolição.

No entanto, alguns residentes da área, compreensivelmente cansados, estão a oferecer as suas previsões. “Tenho a certeza de que vão manter o Haring”, disse um membro do conselho local à Curbed. “Será um grande trunfo para qualquer condomínio de luxo que lá esteja.”


Fonte: Artnet News