Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


AQUI ESTÁ A PUBLICAÇÃO DEFINITIVA DO DESIGN DE MOBILIÁRIO MINIMALISTA DE DONALD JUDD

2024-09-09




A Fundação Judd fez uma parceria com a Mack Books a respeito de “Donald Judd Furniture”, a sua primeira publicação dedicada à prática de design do aclamado minimalista – que Judd considerou totalmente distinta das suas gravuras, pinturas e esculturas. A filha de Judd, Rainer, editou o tomo de 448 páginas, que abrange fotografias de arquivo e esboços de elevação, bem como as próprias palavras do artista nos seus móveis.

Todas as 104 cadeiras, prateleiras, bancos e camas apresentadas ao longo destas páginas ainda estão em produção, e estendem-se de 1970 a 1991, ilustrando assim a evolução da prática de mobiliário de Judd, que cresceu para além das suas próprias necessidades para satisfazer estas do mercado.

Judd criou a sua primeira peça, o “Fifth Floor Bed 3” (1970), para o nível superior da sua casa em Spring Street, em SoHo, Nova Iorque, que tinha comprado dois anos antes. Nessa altura, Judd estabeleceu-se como uma voz criativa líder – tanto através das suas icónicas séries minimalistas “stacks” e “box” como das suas eloquentes críticas de arte. A sua elegante e utilitarista primeira cama, oferecia mesmo interruptores de luz integrado e tomadas elétricas.

Em 1971, Judd e a sua família, incluindo o jovem Rainer e o seu irmão Flavin, mudaram-se para a sua casa em Marfa, La Mansana de Chinati, onde a prática de mobiliário do artista explodiu por necessidade. Como Judd contou numa entrevista de 1992 e o seu ensaio de 1993, “It’s Hard To Find A Good Lamp” – ambos apresentados em “Donald Judd Furniture” – teve de construir os móveis para a sua nova casa nos arredores da cidade, porque a pequena é sonolenta Marfa não tinha lojas boas.

Embora os designs de Judd dessa época estejam hoje disponíveis a preços elevados, ele não projetou móveis explicitamente com o propósito de vender, até à sua colaboração com a empresa suíça Lehni AG em 1984. Além disso, as extensas criações de mobiliário em “Donald Judd Furniture” não são apresentadas numa ordem estritamente cronológica. Em vez disso, são agrupadas pelo que são feitas – uma escolha apropriada para o artista orientado para o material.

O Donald Judd Furniture já está disponível na Judd Foundation e na Mack Books.


Fonte: Artnet News