Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


QUEM SÃO OS ARTISTAS POR DETRÁS DA “CAT LADY” DE TAYLOR SWIFT?

2024-09-12




Durante o debate presidencial da noite passada dos EUA, a candidata democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump lutaram para vencer os eleitores indecisos. Em comparação com a prestação desordenada de Joe Biden em junho, Harris falou com uma determinação clara sobre temas como os direitos reprodutivos das mulheres, o clima, a imigração e o seu plano de “economia de oportunidades”. Entretanto, Trump foi frequentemente verificado pelos moderadores.

Os esforços de Harris parecem ter convencido um eleitor particularmente influente: a super-estrela global Taylor Swift. A cantora e compositora correu para o Instagram para informar os seus 283 milhões de seguidores que planeia votar em Harris e o seu companheiro de corrida Tim Walz.

“Penso que é uma líder talentosa e destinada e acredito que podemos realizar muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos”, disse Swift, que também incentivou a mais nova geração de eleitores pela primeira vez a certifique-se de que estão registados e publiquem as suas votações com antecedência.

Swift assinou esta missiva “childless cat lady”, uma referência a um comentário feito pelo companheiro de corrida de Trump, JD Vance, em 2021. Num videoclipe que se tornou viral recentemente, chamou várias democratas, incluindo Harris, “um monte de senhoras com gatos sem filhos que são miseráveis nas suas próprias vidas.”

Para enfatizar ainda mais o ponto, Swift partilhou um retrato de si mesma pela dupla renomada de artistas Inez e Vinoodh, que a fotografou para a capa da “TIME” quando foi nomeada Pessoa do Ano em 2023. Ela mostra-se orgulhosamente a segurar o seu gato Benjamin Button, um Ragdoll que ela adotou como gatinho depois de protagonizar o seu videoclip de 2019, “ME!”.

A parceria holandesa entre Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin foi fundada em 1986 e destacou-se na década de 1990 por fotografias teatrais que misturavam a realidade com a manipulação assistida por computador de forma perfeita que estava à frente do seu tempo.

Na série provocadora de “Thank You Thighmaster” (1993), utilizaram o software digital Paintbox para alterar imagens semi-nuas de mulheres até que se assemelhassem a bonecas estranhas e flexíveis. Em “Me Kissing Vinoodh” (passivamente) (1999), o parceiro masculino de Inez foi retirado da imagem para que um momento de paixão se torne um gesto estranho e aberto.

A dupla é também amplamente conhecida pelas suas lendárias campanhas publicitárias para as principais casas de moda como Givenchy, Chanel, Balenciaga, Christian Dior, Gucci e Yves Saint Laurent, bem como editoriais fotográficos para a Vogue. Fizeram retratos para uma longa lista de figuras públicas, incluindo Lady Gaga, Kate Moss, Clint Eastwood, Nicole Kidman e Barack Obama. Antes de 2023, já tinham fotografado Swift em 2019 para a “Vogue”.

Quando questionados sobre o porquê de Swift ter sido um assunto “ideal” em 2023, Inez e Vinoodh disseram à “TIME”: “Além da sua beleza, obviamente, há esta ideia de que ela é a sua melhor amiga. O que é tão maravilhoso nela é que ela está aberta e real e vai falar sobre qualquer coisa, como faz nas suas letras – adora ligar.”

Disseram que a sua decisão de apresentar Benjamin Button foi inspirada no livro “Cat People” (1978) pelo fotógrafo Bill Hayward que contou com figuras notáveis com os seus gatos. A dupla comprou uma cópia vintage do livro para Swift.

Que efeito pode ter o apoio de Swift? Harris só substituiu Biden como democrata nomeada em julho, mas a sua campanha foi rapidamente impulsionada pelo endosso da estrela pop britânica Charli XCX, que twittou “kamala IS IS”. A declaração foi uma referência ao álbum de enorme sucesso e fenómeno cultural da artista brat, boomers desconcertantes, mas encantando a Geração Z. A campanha Harris considerou esta recomendação suficientemente importante para a amplificar, alterando temporariamente o cenário na sua conta oficial X, @kamalahq, para a tonalidade lúrida agora conhecida como verde pirralhinho.


Fonte: Artnet News