Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


GAGOSIAN APRESENTA A MAIOR EXPOSIÇÃO DE JAMES TURREL NA EUROPA

2024-09-30




No dia 14 de outubro, a Gagosian apresentará a maior exposição de James Turrell a chegar à Europa em 25 anos, na sua extensa galeria Le Bourget, nos arredores de Paris. Ao longo da sua exibição de oito meses, “At One” irá examinar a obra transcendental da estrela da arte Quaker, abrangendo obras novas e antigas de várias séries e meios, incluindo algumas estreias.

Entre todos os 19 espaços da Gagosian na América, Europa e Ásia, o espaçoso salão de exposições de betão de um só piso da megagaleria em Le Bourget presta-se particularmente a espetáculos, desde as curvas de aço envolventes de Richard Serra às visões descomunais de Takashi Murakami. Para Turrell, a peça central de “At One” será o seu inédito Ganzfeld, All Clear (2024) – um pavilhão envolvente redondo e totalmente branco destinado a estimular o efeito ganzfeld. No interior, a falta de pistas sensoriais reduzirá o tempo e o espaço para os espectadores, como se “esquiassem em condições de whiteout, subissem nas nuvens envolventes enquanto voavam ou mergulhassem no vazio do oceano profundo”, diz o comunicado de Gagosian.

“Ecos de tais experiências ocorrem quando o espaço é efémeramente dissolvido na peça de Ganzfeld, All Clear”, acrescentou a galeria. “Isto ocorre em intervalos programados para evitar que a desorientação se torne insuportável”.

“At One” estreará também “Ou Ou” (2024), uma nova adição à série “Wedgework” de Turrell – a apoteose do seu interesse pela “coisidade” da luz (que é, na verdade, tanto uma onda como uma partícula.) Aqui , os projetores criam a ilusão de objetos tangíveis, como cubos flutuantes e paredes suspensas. Destaques anteriores desta série, como “Shanta, Red” (1968) - que Turrell criou apenas dois anos depois de considerar a luz o seu principal meio - aparecerão em galerias adjacentes mais pequenas.

A série “Glassworks” de painéis LED luminosos programados por computador de Turrell alinhará os corredores entre todos estes espaços. (Kendall Jenner tem um desses trabalhos.) A seleção em “At One” fará a ponte até hoje, incluindo seis obras de vidro feitas este ano que estrearam na exposição mais pequena de Turrell na Gagosian Atenas em maio. Este último corpo da Glassworks abrange todas as formas que Turrell usou na série até agora. Aquatintas e xilogravuras do monumental Aten Reign de Turrell, que o Guggenheim corajosamente instalou em 2014, também aparecerão ao longo das passagens entre galerias da exposição.

E, como “At One” pretende assinalar a primeira exposição exaustiva – ousamos dizer de “qualidade de museu” – de Turrell na Europa em quase três décadas, não estaria completa sem materiais de arquivo e alguma referência talvez à obra formativa mais famosa de Turrell: a sua obra de arte terrestre ainda inacabada “Roden Crater” (1976–). Até Kanye West contribuiu para ajudar a financiar a visão ambiciosa de Turrell para este vulcão no Arizona, que lhe custou pelo menos dois casamentos desde que começou. Plantas, hologramas, modelos, fotografias, um visualizador de fotografias tridimensional e mesas de colo relacionadas com os esforços de Turrell para manifestar a Cratera Roden pontuarão os componentes díspares do espetáculo.

“At One” está em exibição no Gagosian Le Bourget, 26 Av. de l’Europe, Le Bourget, França, 14 de outubro de 2024 a junho de 2025.


Fonte: Artnet News