Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


7.ª EDIÇÃO DRAWING ROOM LISBOA REGRESSA À SNBA DE 23 A 27 DE OUTUBRO

2024-10-02




A 7.ª edição da Drawing Room Lisboa, que se realiza de 23 a 27 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, vai contar com a presença de 26 galerias de arte, representando cerca de 70 artistas portugueses e internacionais.

Este ano, a Feira recebeu um número recorde de candidaturas que chegaram de todo o país, mas também registou um acréscimo no número de inscrições de galerias internacionais, uma prova da consolidação da importância da Feira no circuito artístico nacional. O Programa Geral da Drawing Room celebra mais uma vez a vitalidade e a diversidade do desenho contemporâneo internacional, incluindo 23 galerias (18 galerias portuguesas e 5 galerias internacionais) e quase 70 artistas, uma seleção da responsabilidade de Mónica Álvarez Careaga, diretora da Drawing Room Lisboa, e do Comité Consultivo da Feira, após a análise dos projetos recebidos. Desta selecção, destaque para dois mestres históricos: Helena Almeida (Portugal, 1934–2018), representada pela Galeria Filomena Soares e Hermann Nitsch (Áustria, 1938–2022), representado pela Jahn und Jahn.

A Drawing Room Lisboa 2024 contará com a presença de galerias e artistas nunca antes presentes na feira como é o caso da galeria lisboeta Francisco Fino que apresentará um solo show de Gabriel Abrantes ou da Galeria Nuno Centeno, sedeada no Porto, que apresentará o trabalho de José Pedro Croft, entre outros. Juntam-se a estas, algumas das mais importantes galerias portuguesas, como Vera Cortês, Filomena Soares, 3+1 Arte Contemporânea, Bruno Múrias ou Miguel Nabinho de Lisboa, Lehmann + Silva ou Pedro Oliveira do Porto, ou ainda Fonseca Macedo - Arte Contemporânea, de Ponta Delgada, Açores. À representação portuguesa, juntam-se ainda quatro galerias internacionais: as espanholas Trinta, Siboney e Silvestre, a Jahn und Jahn, com sede em Lisboa e Munique e a Monitor, sedeada em Roma e Lisboa.

Quarto de Visitas

Uma das novidades desta edição é o programa Quarto de Visitas, criado para mostrar o melhor do desenho contemporâneo internacional e acolher novas galerias, numa selecção da diretora da Feira, Mónica Alvarez Careaga. Nesta sua primeira edição, prevê três propostas diferenciadas de desenho europeu: a abstração envolvente de Carsten Fock, representado por Zeller Van Almsick (Viena), a dramática figuração de Susanna Inglada, representada pela Galerie Maurits van de Laar (Haia) e o grafismo tão maníaco quanto fértil de Olivier Gruber, representado pela Invisible Galerie (Marselha).

4.ª edição do Prémio FLAD de Desenho

A Galeria Pintor Fernando de Azevedo, na Sociedade Nacional das Belas Artes, acolhe os trabalhos dos 10 finalistas da 4.ª edição do Prémio FLAD de Desenho: Bárbara Fonte, Carla Rebelo, Carlos Mensal, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, Diogo Pimentão, Gonçalo Sena, Maria Condado, Mariana Barrote, Priscila Fernandes e Rosa Baptista. O vencedor será conhecido no dia 26 de outubro, na Drawing Room Lisboa e receberá um prémio monetário no valor de 20 mil euros. Esta iniciativa visa apoiar a produção artística e inovação em Portugal e resulta de uma parceria entre a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e a Drawing Room Lisboa. Nas últimas edições desta iniciativa foram premiados os artistas Pedro Tropa, Maria Capelo e Carla Filipe.


Fonte: PR Drawing Room Lisboa