Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


BILBAU: EXPOSIÇÃO DEDICADA A ANDRÉ MASSON

2007-08-21




A Fundación Bilbao Kutxa - BBK, sediada em Bilbau (Espanha), tem patente até 12 de Dezembro uma exposição dedicada ao designado “período espanhol” daquele que é considerado o “surrealista rebelde” do panorama francês, André Masson. O artista viveu dois anos na localidade de Tossa de Mar (Girona), entre 1934 e 1936. A mostra conta com 50 quadros, aguarelas e desenhos de pequeno e médio formato, em que predominam cenas de corridas te touros, paisagens de diferentes locais de Espanha, esqueletos e cenas de campo com a presença de insectos.
A vida e obra de Masson foram muito marcadas pelas guerras e conflitos violentos que assolaram a Europa entre 1914 e 1945. A sua permanência em Espanha acabou por se revelar frutífera para melhorar o estado anímico do artista, bastante afectado pelos massacres que viveu, quando tinha 19 anos, enquanto soldado na I Guerra Mundial – em 1916 ficou gravemente ferido. A violência, o sangue e a morte serão uma constante na pintura até ao final da sua vida, no entanto, a sua estadia em Girona traduziu-se numa influência positiva reflectindo-se nas tonalidades que passou a utilizar, marcando a diferença relativamente à sua produção anterior.
Recordamos que, apesar da sua amizade com Breton (que em 1923 lhe abre as portas do novo movimento), Miró (que foi padrinho do seu segundo matrimónio, contraído durante a sua estadia em Girona), Max Ernst e Juan Gris, entre outros, as divergências com eles foram contínuas e profundas e Masson acabou por romper definitivamente com o movimento surrealista em 1943.

Disponível em:
www.elmundo.es