Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ACHADO EM ATENAS UM CADERNO DE ESBOÇOS DE VAN GOGH

2008-01-17




Vincent van Gogh não vendeu um único quadro em vida, mas a posteridade converteu a sua obra numa das mais apreciadas das história da arte. Até os seus cadernos de esboços, repletas de projectos pictóricos, podem converter-se em peças milionárias, se provada a sua autenticidade.

Um desses velhos cadernos acaba de ser encontrado em Atenas, na casa de um antigo resistente grego contra os nazis, e os especialistas deverão decidir agora se pertenceu ao pintor pós-impressionista holandês. A ser assim, os primeiros cálculos cifram em cerca de quatro milhões de euros o valor do caderno, se for a leilão.
Até chegar às mãos da sua filha Doreta Peppa, que agora o encontrou, o caderno percorreu uma rota deveras arrevesada.

O seu pai, que o guardou durante anos num depósito de objectos pessoais dentro de uma caixa, deixou escrito que o tinha resgatado depois de um ataque a um comboio que transportava soldados alemães no final da ocupação. O caderno estava no chão e tinha dois sêlos reveladores que poderiam selar hoje a sua verdadeira procedência. O primeiro corresponde à Real Academia de Arte de Bruxelas, onde Van Gogh estudou em 1880. O outro pertence às autoridades nazis.

Nas folhas que fotocopiou para poder mostrá-las com tranquilidade, podem ver-se estudos de cabeças de camponeses, com as suas características redes para o cabelo, no caso, das mulheres. São rostos semelhantes aos estampados em quadros como Família comendo batatas, de 1885, um verdadeiro estudo sociológico da pobreza numa Holanda rural dependente por inteiro daquele alimento. De outra tela, Pére Tanguy, um retrato do comerciante de pinturas executado dois anos depois, também aparecem diversos traços entre as 60 folhas de que consta o caderno.

Disponível em: www.elpais.com