Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

ADAM LINDER EM SERRALVES COM PERFORMANCE EM ESTREIA NACIONAL

2018-03-16




SERVICE NO.5, apresentado pela primeira vez em Portugal, é o mais ambicioso de todos os "Serviços Coreográficos” do coreógrafo, performer e artista visual Adam Linder e marca um regresso deste artista a Serralves. Linder, a viver entre Berlim e Los Angeles, pertence a uma geração de artistas que propõe novas formas de pensar o lugar e a representação do corpo performativo na arte contemporânea.

SERVICE NO.5 será interpretado pelos bailarinos Leah Katz, Justin F. Kennedy, Noha Ramadam e Stephen Thompson, de 21 a 25 de Março, entre as 13h00 e as 18h00, na galeria do Museu de Serralves. Os quatro performers, vestidos com figurinos elaborados em formas modulares, constituirão um conjunto de quadros vivos gráficos, interpretados ininterruptamente, como se estivessem fixados às paredes e ao chão, parasitando o lugar da galeria do Museu.

Com o propósito de levar a teatralidade e a ficção para o espaço supostamente neutro da galeria do Museu, Linder propõe com SERVICE NO.5 repensar a relação entre a sensibilidade teatral e o espaço expositivo. Aspetos como a mimese, a representação e a artificialidade reconfiguram o espaço museológico no seu formato e na sua função.

Adam Linder (n. 1983, Sidney) é um coreógrafo e bailarino que vive e trabalha entre Los Angeles e Berlin. Em 2016, Linder participou na Made in LA Biennial no The Hammer Museum Los Angeles, onde foi distinguido com o prémio de excelência artística Mohn Prize. Linder também participou na 20th Sydney Biennial e na Liverpool Biennial (ambas em 2016). Recentemente apresentou espetáculos no Institute of Contemporary Art, Londres (2015) e no The Schinkel Pavillon, Berlim (2016). O seu trabalho já tem sido encomendado e programado a convite de HAU Hebbel-am-Ufer Theatre Berlin, Museum of Contemporary Art Los Angeles, The Wattis Institute San Francisco, Museum of Modern Art Warsaw, American Realness NYC, Kampnagel Theatre Hamburg, 356 Mission Rd. Los Angeles and Frieze LIVE London. Linder já atuou com a Michael Clark Dance Company, com a Damaged Goods de Meg Stuart e com o The Royal Ballet London.

Service No. 5: Dare to Keep Kids Off Naturalism é uma co-produção da South London Gallery e da Kunsthalle Basel.




Fonte: Serralves