Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MORREU A ARTISTA HELENA ALMEIDA

2018-09-26




Helena Almeida morreu ontem, aos 84 anos. A artista plástica era considerada uma das mais importantes artistas do século XX.

Nascida em Lisboa, em 1934, Helena Almeida criou, a partir dos anos 1960, uma obra multifacetada, sobretudo na área da fotografia, tornando-se uma figura destacada no panorama artístico português contemporâneo e uma das mais importantes do último século. Ao longo da carreira, Helena Almeida mostrou-se de forma intensa nas fotografias que fez de forma original e influente, tendo um grande reconhecimento internacional.

A exposição “O Outro Casal. Helena Almeida e Artur Rosa”, sobre a obra de Helena Almeida, centrada nos registos em que aparece com o marido, também artista, Artur Rosa, esteve patente desde junho ao passado dia 9, na Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva, em Lisboa.

Em Madrid foi inaugurada a mostra “Dentro de mim”, de Helena Almeida, no passado dia 20, na galeria madrilena Helga de Alvear. Na semana passada, Helena Almeida tinha acabado de inaugurar uma exposição com obras novas na Galeria Helga de Alvear, em Madrid, a sua representante em Espanha. Neste momento, a artista tinha uma exposição na Tate Modern em Londres.


Fonte: Observador