Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


3ª EDIÇÃO DA MOSTRA PÚBLICA POSTER ARRANCA AMANHÃ

2018-09-28




A terceira edição da mostra pública POSTER arranca já amanhã, com um Open Day Inaugural.

De 29 de setembro a 29 de outubro, o POSTER vai apresentar o trabalho de nomes conhecidos nacionais e internacionais, das áreas culturais e artísticas, num conjunto de 30 posters, nas ruas daquela que se impõe como uma das novas zonas criativas de Lisboa, Marvila.

Este ano, expostos nas paredes desta zona de Lisboa estarão os posters do fotojornalista Adriano Miranda, dos músicos Dead Combo, do ilustrador C.W. Moss, do ilustrador e realizador André Ruivo, do estúdio de arquitetura Diogo Aguiar Studio, do designer e artista visual Filippo Fiumani, do ilustrador e designer gráfico Lord Mantraste, do jornalista e letrista Nuno Miguel Guedes, da poeta Paula Cortes, do artista visual Olivier Kenneybrew (Polar), da diretora artística e fotógrafa Rita Braz, do designer gráfico e street artist Rukkit, do atelier de design Silva Designers, da one-woman band Surma, do atelier de design This is Pacífica, da fotógrafa Vera Marmelo, do arquiteto e performance artist Tomaz Hipólito, do fotógrafo Valter Vinagre, do street artist Gonçalo Mar e do pintor Alfredo Keil.

A estes nomes convidados juntam-se 10 vencedores da Open Call POSTER 2018: Carolina Baptista, Elsa Rodrigues, Giotto, Lucian Lupu, Marcel Kreuzer, Mário Cameira, Miguel Muralha, Mónica Sousa, Samuel Matzig e Tháshya Barbosa.

O Open Day terá lugar dia 29 de setembro e começará, pelas 15h00, com uma visita guiada inaugural pelo percurso da exposição com a presença dos convidados da mostra. As inscrições poderão ser feitas, a partir de hoje, através do email: departamento@de-partamento.com. A visita, que é gratuita, encontra-se aberta ao público e o ponto de encontro é na Rua Amorim, nos Armazéns Abel Pereira da Fonseca.

Pelas 16h00, segue-se a inauguração da exposição Mini POSTER e Open Call POSTER no espaço cultural TODOS, na Rua Pereira Henriques no3. O Mini POSTER conta com trabalhos de diversas crianças, entre elas crianças das instituições Obra do Ardina e Associação Sol. O Mini POSTER, realizado em parceria com a editora Stolen Books, é o resultado de um Workshop de Risografia—método de impressão criado no Japão—com Luís Alegre e Lord Mantraste. Expostos estarão também os posters dos cerca de 100 participantes da Open Call POSTER 2018.

Às 17h00, inaugura a loja POSTER na Rua Pereira Henriques no 24 onde estarão à venda posters das 3 edições da mostra assim como peças de marcas parceiras do POSTER, entre elas, a Stolen Books, a Lobo Apparel, a Duplix e a Surge Skateboard. A loja encontra-se aberta das 15h00 às 20h00 apenas no dia inaugural.

Para terminar o dia, das 19h00 às 21h00, a FÁBRICA MODERNA®, na Rua Pereira Henriques no 24, recebe a Festa de Inauguração POSTER (em parceria com a CORUJA) com o DJ Set de Isaac Ace.

Sobre a mostra deste ano, Bruno Pereira, responsável pelo Departamento®, explica que “estamos na terceira edição do POSTER numa das zonas mais criativas da cidade, Marvila. Já fomos adotados. Ao longo das três edições contamos já com mais de 300 criativos envolvidos, entre convidados, vencedores das Open Call e participantes em workshops e sentimos a zona a florescer cada vez mais. Estas paredes merecem algo assim, que as façam falar alto. O Poster é de todos e para todos e está cada vez mais multidisciplinar, com gente de todas as áreas culturais e criativas. Dia 29 de setembro celebramos em conjunto. As paredes de Marvila estarão à vossa espera”.

O POSTER, mostra pública de arte e palavra que tem como ambiente nativo a rua, é uma galeria pública a céu aberto, onde o formato poster é assumido como meio. A Mostra é um projeto da autoria do Departamento®, amplificador de cultura, e focado na dinamização e disseminação da cultura de livre acesso, em grande escala.



Mais informação: http://www.postermostra.com