Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


O PÃO, DE MANOEL DE OLIVEIRA, NO FESTIVAL TOUTE LA MEMOIRE DU MONDE

2019-02-07




A versão longa de O PÃO, de Manoel de Oliveira, recentemente restaurada pela Cinemateca Portuguesa, foi selecionada para a edição deste ano do festival TOUTE LA MEMOIRE DU MONDE da Cinemateca Francesa, que decorre entre os dias 13 e 17 de março em Paris.

Esta é a primeira vez que um filme português é exibido na secção de restauros do importante festival promovido pela Cinemateca Francesa, depois da apresentação de VISITA, MEMÓRIAS E CONFISSÕES, também de Manoel de Oliveira, ter sido exibido na edição de 2016 como uma das raridades apresentadas nessa edição do certame. A exibição de O PÃO está marcada para o dia 15 de março, às 18h30, no cinema Reflet Médicis.

O restauro da versão longa de O PÃO teve origem na digitalização 4K com wet gate de uma cópia de época de 35mm em avançado estado de degradação cromática e na banda de som ótico de um interpositivo de som tirado em 1999. Foi usada como referência para as cores uma cópia de época da versão curta. O restauro digital da imagem e a correção de cor foram feitos pela Cineric Portugal.

Criado em 2012 pela Cinemateca Francesa, o festival TOUTE LA MEMOIRE DU MONDE tem como objectivo celebrar o património cinematográfico, com a presença de actores e técnicos de cinema para apresentar os mais prestigiantes restauros de filmes, pérolas e raridades, que permitam a descoberta de novos filmes ou redescobrir filmes emblemáticos.

Durante o festival estarão também presentes em Paris inúmeros especialistas para falarem do seu trabalho na área do restauro de filmes, num encontro entre profissionais, detentores de catálogos de filmes e o público interessado nestas matérias.


NOTA: no primeiro parágrafo do press release enviado anteriormente, onde se lê «...recentemente restaurada pela Cineric Portugal» deve ler-se «...recentemente restaurada pela Cinemateca Portuguesa»


Mais informações sobre o festival TOUTE LA MEMOIRE DO MONDE: bit.ly/2DXqqh8