Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CANDIDATURAS PARA XXIV EDIÇÃO DO GRANDE PRÉMIO DE LITERATURA DST ATÉ 29 DE MARÇO

2019-03-19




O Grande Prémio de Literatura dst está de regresso para distinguir este ano obras de prosa de autores portugueses, publicadas entre 2017 e 2018. Instituído há quase 25 anos pelo grupo empresarial dst group, o Grande Prémio de Literatura dst é já uma das mais importantes distinções nacionais na área da literatura, com um papel preponderante no estímulo à produção literária nacional, nomeadamente de autores portugueses residentes em Portugal. A data limite para a entrega das obras à XXIV edição do Grande Prémio de Literatura dst é o próximo dia 29 de março. O vencedor recebe um valor pecuniário de 15 mil euros.

O júri é composto por figuras de relevo no meio literário nacional e com os quais o grupo dst tem vindo a contar desde a génese do prémio. Vítor Manuel Silva, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa são os três elementos do júri a quem caberá a análise, escolha e fundamentação da obra premiada, que será publicamente anunciada no dia 28 de junho, no âmbito da inauguração da Feira do Livro de Braga. A primeira etapa de seleção decorre até 24 de maio, altura em que serão escolhidos os cinco livros de poesia finalistas.

Recorde-se que o Grande Prémio de Literatura dst tem um funcionamento rotativo, premiando alternadamente obras em poesia e em prosa. Manuel Alegre foi o vencedor da edição de 2016 com a obra “Bairro Ocidental”, sucedendo a Luísa Costa Gomes, Mário de Carvalho, Maria Ondina Braga, Jacinto Lucas Pires. Em 2018 venceu Daniel Jonas, com o livro de poesia “Oblívio”.

Regulamento disponível em www.dstsgps.com/assets/RegulamentoPT.pdf

Candidaturas para a 1ª edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões

Estão também abertas até 30 de março as candidaturas para a 1ª edição do Prémio de Literatura dstangola/Camões, uma iniciativa lançada recentemente pelo dst group e pelo Instituto Camões que visa distinguir, anualmente e de forma alternada, os trabalhos em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola, residentes ou não, com obras publicadas no país ou no estrangeiro, nos dois anos anteriores, desde que em língua portuguesa.

A primeira edição, cujo galardão será entregue a 10 de junho, Dia da Língua Portuguesa, em Luanda, distinguirá obras em poesia, editadas em 2017 e 2018. Também com um valor de 15 mil euros, o prémio terá um júri de referência, presidido por Irene Guerra Marques, linguista e chefe do Departamento de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, de Luanda, e constituído pelo escritor José Agualusa e pelo jornalista e diretor do Novo Jornal de Angola, Carlos Ferreira, ao qual caberá a análise, escolha e fundamentação da obra premiada.

O regulamento do Prémio de Literatura dstangola está disponível em www.dstsgps.com/assets/RegulamentoAO.pdf


Sobre o dst group
O dst group nasceu nos anos 40 e desenvolve atividade nas áreas da Engenharia & Construção, setor que lhe deu origem e no qual é um dos grupos nacionais de referência. Atento às exigências do mercado, diversificou para as áreas do Ambiente, Energias Renováveis, Telecomunicações, Real Estate e Ventures, somando competências nas suas diversas empresas. O grupo dst pauta-se por uma ação diferenciadora no mercado e tendo em conta que a cultura é a variável que mais influencia a competitividade construiu redes com agentes culturais nas áreas das artes, da literatura, do teatro, da música e da dança, pois acredita que é nestas literacias que reside a sua proposta de valor, a fórmula da sua competitividade relativa.