Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


COMUNIDADES NEGRA E DO CARIBE DE TORONTO ADQUIREM COLECÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O MUSEU DE ONTÁRIO

2019-06-11




A Galeria de Arte de Ontário (AGO) adquiriu a Colecção Montgomery de Fotografias do Caribe, compreendendo mais de 3.500 imagens históricas de trinta e quatro países, incluindo Jamaica, Barbados e Trinidad, com a ajuda das comunidades negras e caribenhas de Toronto. Vinte e sete doadores reuniram-se para pagar $300.000 pela compra.

Entre as obras, que datam de 1840 a 1940, estão gravuras, cartões postais, slides, álbuns e estereógrafos que capturam as economias, os ambientes e as cidades em transformação que emergiram após a abolição da escravatura no Caribe. A colecção será apresentada numa exposição em 2021.

"Houve uma presença significativa do Caribe no Canadá - especificamente em Toronto - desde o início do século XX", disse Stephan Jost, diretor e CEO da AGO. “Estas obras oferecem ricas conexões pessoais para o público dessas comunidades e oportunidades significativas para académicos de todo o mundo. Somos incrivelmente gratos à nossa comunidade por se reunir no apoio a esta aquisição. ”

Parte desta colecção foi constituída pelo cineasta e colecionador de fotografia Patrick Montgomery e generosamente doada por ele à galeria. Membro do conselho de diretores do George Eastman Museum, Montgomery acumula esta colecção há mais de uma década.


Fonte: Artforum