Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


PAVILHÃO DA LITUÂNIA NA BIENAL DE VENEZA LANÇA CROWDFUNDING PARA MANTER A ENCENAÇÃO DAS PERFORMANCES

2019-06-12




Desde que foi anunciado que o pavilhão da Lituânia recebeu o Leão de Ouro, a maior homenagem da Bienal de Veneza, multidões querem ver a produção de oito horas de Sun & Sea (Marina), a ópera que aborda a mudança climática e como ela afecta as nossas vidas. No entanto, os organizadores não esperavam o fluxo interminável de visitantes e, devido a um déficit orçamentário, só conseguem manter um desempenho por semana.

"Entrando na semana da vernissage, não tínhamos dinheiro suficiente para nos garantir até o final da Bienal, mesmo apresentando-nos uma vez por semana", disse Lucia Pietroiusti, curadora do pavilhão, ao New York Times. A ópera é agora apenas encenada aos sábados das 10h às 18h. Durante o resto da semana, permanece vazio de pessoas, mas serve como uma instalação de som.

Produzido pelo diretor Rugilė Barzdžiukaitė, o libretista Vaiva Grainytė, e o compositor Lina Lapelytė, o Sun & Sea (Marina) desdobra-se numa praia artificial que foi criada num antigo edifício naval italiano localizado nos arredores do Arsenale. Os espectadores são capazes de olhar para a extensão de areia de uma varanda no segundo andar. A ópera tem apenas sessenta minutos de duração, mas é realizada em loop ao longo do dia.

Como o dinheiro estava apertado desde o início, os organizadores sabiam que teria que reduzir o número de apresentações para chegar ao fim da Bienal e lançar uma campanha de crowdfunding na tentativa de ajudar a manter as performances por mais tempo. De acordo com a página do Indiegogo, custa $3 por minuto manter a produção, o que exclui as despesas de assistência técnica e o aluguer do prédio. Embora tenha conseguido arrecadar $41.441, os fundos ainda não são suficientes para pagar os mais de vinte artistas vestidos com roupas de banho e toalhas.

Para Pietroiusti, as dificuldades financeiras do pavilhão são um testemunho dos obstáculos freqüentemente encontrados na produção de arte performática. Ela disse que os organizadores esperam conseguir dinheiro suficiente para acrescentar um desempenho adicional a meio da semana.


Fonte: Artforum