Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


EXPOSIÇÃO DE JOANA VASCONCELOS EM SERRALVES FOI A EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA MAIS VISTA DE SEMPRE EM PORTUGAL

2019-07-04




A exposição individual “Joana Vasconcelos: I'm Your Mirror”, que esteve patente no Museu e Parque de Serralves, no Porto, foi a exposição temporária mais vista de sempre em Portugal, com mais de meio milhão de visitantes.

A artista Joana Vasconcelos declarou que agradece “sincera e profundamente a todos aqueles que deram o seu tempo para descobrir e experienciar a minha obra. Além do orgulho que me preenche, emociona-me comprovar como a arte pode mover multidões.”

Ao longo de cinco meses, mais de 580 mil pessoas viram “Joana Vasconcelos: I'm Your Mirror” no Porto. Em 2018, a individual foi apresentada no Museu Guggenheim Bilbao, tendo sido a quarta exposição com a maior média diária de visitantes desde a abertura do museu, em 1997, com 650 mil visitantes. Foi ainda uma das exposições mais vistas do mundo nesse ano, ocupando o 4.º lugar no “top 10” anual das exposições de arte contemporânea do The Art Newspaper.

Joana Vasconcelos batera recordes de visitantes em Portugal com as grandes individuais realizadas no Museu Coleção Berardo, em 2010, e no Palácio Nacional da Ajuda, em 2013, com cerca de 168 mil e 235 mil visitantes respetivamente.

Além-fronteiras, a exposição de Joana Vasconcelos em Versalhes, em 2012, foi vista por 1,6 milhões de pessoas, tendo sido a exposição mais vista em Paris nos últimos 50 anos segundo o Le Figaro.

“Joana Vasconcelos: I’m Your Mirror” é uma retrospetiva da obra da artista, comissariada por  Enrique Juncosa, e inclui uma seleção de cerca de 30 obras, de 1997 até hoje, bem como novas obras realizadas para esta exposição. Foi a primeira individual de um artista português num museu Guggenheim.

Depois de Bilbau e Porto, a exposição será apresentada no Kunsthal Rotterdam a partir de 20 de julho.




Fonte: Atelier Joana Vasconcelos