Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CINEMA NA ESPLANADA DA CINEMATECA EM JULHO ÀS SEXTAS E SÁBADOS

2019-07-05




O cinema volta à Esplanada da Cinemateca em julho e setembro, nas noites de sexta-feira e sábado, às 22h30, com projeções maioritariamente em película 35 mm. Este mês propõem-se várias sessões do Ciclo A Noite a acompanhar o luar de verão, a que se juntam duas outras “sessões especiais”.

Numa delas volta-se a evocar a memória de João Bénard da Costa, no ano em que se perfaz uma década sobre a sua morte, com a exibição de THE SEARCHERS (A DESAPARECIDA), de John Ford, filme maior de um autor maior, que acompanha o lançamento do segundo volume do primeiro tomo da edição dos “Escritos sobre Cinema” de João Bénard da Costa. Neste volume há Cukor, há DeMille, há Dovjenko, há Godard, há Griffith e… há Ford.

Como vem sendo hábito, realiza-se também na Esplanada a sessão de antecipação do Doclisboa. Nesse âmbito, dia 26 serão exibidos os filmes PAULE IN CONCERT, de Lew Hohmann, e LETTRE DE BEYROUTH, de Jocelyne Saab, que anunciam as duas grandes retrospetivas da edição de 2019 do Festival. A primeira, “Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste”, aponta para a vitalidade da produção cinematográfica na República Democrática Alemã entre 1946 e 1990, sobretudo cargo dos estúdios DEFA – Deutsche Film-Aktiengesellschaft, a produtora estatal criada logo após o final da Segunda Guerra Mundial. A segunda retrospetiva centra-se na obra cinematográfica de Jocelyne Saab (1948-2019), apresentada pelo Doclisboa como “libanesa, cineasta, fotógrafa, jornalista, intelectual refinada, feminista. O seu cinema, feito de documentários, reportagens, filmes de ficção, tem como ponto de partida a cidade de Beirute para depois atravessar o Médio Oriente, o Mediterrâneo e diferentes expressões artísticas, com um olhar intenso e ao mesmo tempo alegremente surrealista".


PROGRAMA: http://www.cinemateca.pt/programacao.aspx?ciclo=1174



Fonte: Cinemateca Portuguesa