Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


OBRAS DE ARTES DE JÚLIO POMAR E MÁRIO DIONÍSIO ENRIQUECEM ESPÓLIO DO MUSEU DO NEO-REALISMO

2019-09-09




Duas obras de artes plásticas, da autoria de Júlio Pomar e de Mário Dionísio, que integravam a coleção de pintura do Novo Banco, vão ser cedidas à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, passando a integrar o espólio do Museu do Neo-Realismo. A assinatura do Contrato de Cedência destas obras pelo Novo Banco ao Município Vila-franquense terá lugar na próxima 5.ª Feira, pelas 17h15, no Museu do Neo-Realismo.

Uma paisagem marítima de Júlio Pomar (Barcos) e uma pintura próxima do abstrato de Mário Dionísio, intitulada Entre o Peixe e o Touro, conjuntamente com outros originais de vários autores neorrealistas que integram as coleções do Museu do Neo-Realismo e da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, passam a integrar a área das artes plásticas da exposição permanente, que foi reformulada e que ficará, também nesta data, aberta ao público.

A cedência das obras é estabelecida para um período de cinco anos (renovável automaticamente por idênticos períodos de tempo). As duas peças permitem compreender a diversidade de temáticas e técnicas destes dois artistas, ambas personalidades marcantes da cultura neorrealista.



Fonte: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira