Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


SANITA DE OURO MACIÇO DE MAURIZIO CATTELAN ROUBADA DO PALÁCIO DE BLENHEIM

2019-09-16




Uma obra de arte do provocador italiano Maurizio Cattelan - uma sanita em ouro maciço de 18 quilates no valor de US$ 5 milhões - foi roubada do Palácio de Blenheim em Oxfordshire, Inglaterra, no fim de semana. Intitulada América, a peça foi exibida em "Victory Is Not a Option", a primeira exposição individual de Cattelan no Reino Unido em mais de vinte anos. Um homem de sessenta e seis anos foi detido logo após o assalto, mas não foi acusado.

De acordo com o New York Times, a polícia disse que a sanita foi retirada no início do passado sábado e que os ladrões causaram "danos e inundações significativas" no edifício, local de nascimento de Winston Churchill e Património Mundial da UNESCO. As autoridades acreditam que pelo menos dois veículos foram usados ​​para cometer o crime e que a sanita havia desaparecido às 4h50.

Depois de saber do roubo, o artista disse ao Times que achava que o crime era uma brincadeira. “Quero ser positivo e pensar que o assalto é uma espécie de ação inspirada em Robin Hood ”, disse Cattelan.

A sanita em ouro fez as manchetes no ano passado, quando a curadora-chefe do Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York, Nancy Spector, a ofereceu ao presidente e à primeira-dama dos EUA, Donald e Melania Trump, em vez de uma pintura de van Gogh que eles pediram emprestada.

“Victory Is Not an Option”, abriu na quinta-feira e estará em exibição até 27 de outubro.



Fonte: Artforum