Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


PINTURA DE BANKSY, `DEVOLVED PARLIAMENT´ FOI VENDIDA POR 9.9 MILHÕES DE LIBRAS

2019-10-04




"Devolved Parliament", a enorme pintura de Banksy de chimpanzés sentados na Britain’s House of Commons foi vendida por um recorde de 9,9 milhões de libras (12,1 milhões de dólares). Esse total foi quase cinco vezes a estimativa de 2 milhões de libras (US$2,47). Também se constituiu de longe o recorde em leilão de um trabalho do artista de rua, que anteriormente era de US$1,87 pago na Sotheby's New York em 2008.

Entre os primeiros licitantes estavam Jose Mugrabi, colecionador de Warhol / Basquiat / Hirst, e o banqueiro turco Halit Cingillioglu, que levaram o preço além da estimativa de 1,5 milhão de libras. Mas logo ficaram submersos sob uma torrente de ofertas telefónicas - e um licitante persistente no fundo da sala - até que o Banksy caiu no telefone ocupado por Emma Baker, chefe de vendas da Sotheby.

A pintura foi o lote mais alto da venda, igualando-se a "Pyro" de Jean-Michel Basquiat, que teve um desempenho menos notável, vendendo dentro da estimativa. "É um grande momento", disse Alex Branczik, da Sotheby's, após a venda, "quando Banksy compartilha o melhor preço com Basquiat".

Foi sugerido que o próprio Banksy era o vendedor da pintura porque o trabalho havia mudado - era mais escuro, com algumas bananas adicionadas - desde a última exibição. Mas a Sotheby's alegou que Banksy simplesmente perguntou ao proprietário se ele poderia fazer as alterações. (Essa trama paralela representou um mistério um pouco menos intrigante do que o inspirado na obra de Banksy, "Girl with Balloon", que se autodestruiu na sala de leilões no ano passado após ser vendida, ganhando a atenção da imprensa mundial).

O próprio artista abordou os rumores no Instagram após a venda, com a legenda lacónica: “Preço recorde para uma pintura de Banksy em leilão hoje à noite. Pena que não a possuo".

Portanto, o vendedor permanece um mistério.


Fonte: artnet news