Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TRIBUNAL ITALIANO IMPEDE O EMPRÉSTIMO DO "HOMEM DE VITRÚVIO" DE LEONARDO DA VINCI AO LOUVRE

2019-10-14




Um tribunal italiano impediu o empréstimo do "Homem Vitruviano" de Leonardo da Vinci, ao Louvre, para a exposição que marca o 500º aniversário da morte do artista italiano, bloqueando um empréstimo-chave para Paris.

A decisão argumenta que o Homem Vitruviano de Leonardo é muito frágil para deixar o país e corre o risco de ser danificado pela iluminação brilhante da exposição.

O desenho do século XV, que só pode ser exibido a cada seis anos por razões de conservação, poderia se enquadrar na Accademia de Veneza, segundo a Italia Nostra, organização italiana de promoção sem fins lucrativos, dedicada à proteção e promoção do património histórico e artístico do país.

"Todos os relatórios técnicos desaconselharam o empréstimo do frágil desenho", disse Lidia Fersuoch, presidente do capítulo veneziano da Italia Nostra, em comunicado divulgado pelo Guardian.

Este é o último capítulo de uma saga em andamento entre a França e a Itália, que entraram em desacordo sobre o empréstimo das obras de Leonardo da Vinci desde a eleição da coligação conservadora no Parlamento italiano.

A exposição Leonardo no Louvre, programada para o 500º aniversário da morte do artista renascentista, foi apanhada nas muitas divergências entre o governo tecnocrático do primeiro ministro francês Emmanuel Macron e os populistas da Liga Norte e Five Star em Itália.

Dario Franceschini, ministro da Cultura da Itália, defenderá a sua decisão de emprestar a obra de arte. No mês passado, num gesto de boa vontade em relação à França, ele assinou um acordo com o colega francês Franck Riester confirmando o empréstimo e vários outros, que estão em andamento há meses.

Em troca, a França concordou em dar uma contribuição significativa ao seu trabalho em Itália. "É dever da França e da Itália circular [as obras de Leonardo da Vinci e Raphael] quando as condições técnicas permitirem", disse Riester durante a reunião.

A tão esperada exposição de Leonardo no Louvre está programada para acontecer de 24 de outubro a 24 de fevereiro de 2020.



Fonte: artnetnews