Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TRÊS GRANDES INSTITUIÇÕES EUROPEIAS APRESENTAM AMPLA RETROSPECTIVA DE YAYOI KUSAMA

2019-11-08




Se for um frequentador de museus na Europa, esteja preparado para permanecer em longas filas, porque no próximo ano três grandes instituições européias planejam apresentar uma ampla retrospectiva dedicada à artista japonêsa Yayoi Kusama.

A retrospectiva é lançada em setembro de 2020 no Gropius Bau, em Berlim, onde ocupará 3.000 metros quadrados de espaço, antes do museu Ludwig, em Colónia, em abril de 2021, e da Fundação Beyeler, em Basel, em outubro.

A exposição atualmente sem título está sendo curada por Stephanie Rosenthal, diretora do Gropius Bau; Yilmaz Dziewior, diretor do Museu Ludwig; e Beatrix Ruf, curadora convidada da Fundação Beyeler. A retrospectiva está a ser montada em estreita colaboração com a artista e o seu estúdio. Beatrix Ruf disse à Artnet News que o estúdio da artista está a trabalhar para concluir um novo trabalho especificamente para cada instituição e que os programas examinarão "a história da percepção europeia do trabalho de Kusama".

Talvez surpreendentemente, será a primeira grande exposição na Alemanha ou na Suíça dedicada a Kusama, que se tornou uma das artistas mais procuradas do mundo, tanto para o público quanto para o mercado (Kusama é a artista feminina com maior total de vendas do mundo, com vendas totalizando US$552,9 milhões, de acordo com um estudo recente da Artnet News).

Mas o mundo atingiu o pico de Kusama ao perder os temas centrais de seu trabalho? Alguns dizem que o hype recente subestima a complexidade de sua prática, que explora tópicos de saúde mental, feminismo, obsessão e auto-reflexão.



Fonte: ArtnetNews