Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


COREÓGRAFO FRANCISCO CAMACHO ESTREIA `VELHⒶS´, ESPECTÁCULO COM BAILARINOS EM TORNO DOS 50 ANOS

2019-11-20




A última criação de Francisco Camacho com um grupo de profissionais da dança data de 2012. Nos anos que se seguiram, este coreógrafo com carreira internacional investiu na criação a solo. Após este ciclo, considera ser o momento para voltar a dirigir outros intérpretes, focando-se nas unidades de base da criação coreográfica como estar e deslocar-se. VELHⒶS, o espectáculo que estreia a 22 e 23 de Novembro no Theatro Circo, em Braga, é a materialização deste regresso.

Francisco Camacho reuniu um grupo de profissionais em torno dos 50 anos, desafiando os cânones da dança ocidental aprisionada na ideia de juventude, pujança e superação físicas. Ao som da música ao vivo de Sérgio Pelágio, reconfiguram sucessivamente o espaço, utilizando materiais diversos, que determinam a sua fisicalidade e o movimento. Exploram as decisões que põem os corpos em movimento, as quais, nos adultos com mais idade, são informadas por uma experiência mais vasta. Referem experiências passadas e confidenciam o inconfessável, oscilando entre a realidade e a sua deturpação, mas o que os move são desejos actuais, querendo intervir no futuro.

Dar palco a uma idade habitualmente menos presente é também uma forma de reflexão sobre a história e a sua violência, que priva alguns sujeitos da sua existência plena, e apela a uma maior maturidade das comunidades.
Aqui, o palco também é para velhos/as e espera-se que o seu furor quase anarquista contagie quem os/as vê.


Mais info em: www.theatrocirco.com/pt/agendaebilheteira/programacultural/913


Fonte: EIRA