Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


JOANA VASCONCELOS INAUGURA "VALQUÍRIA MUMBET" NO MAAM DE BOSTON EM FEVEREIRO

2020-01-21




De acordo com o atelier de Joana Vasconcelos, num comunicado hoje divulgado, a instalação "Valquíria Mumbet" será inaugurada no MAAM de Boston, em fevereiro.

Segundo informação disponível no 'site' oficial do museu, a "nova instalação monumental 'site-specific' [criada especificamente para determinado espaço]" da artista portuguesa estará em exibição entre 22 de fevereiro e 02 de agosto, na galeria Stephen D.Paine do MAAM.

"A instalação em larga escala 'Valquíria Mumbet' é a mais recente da série Valquírias, que presta homenagem a mulheres inspiradoras", lê-se no site do MAAM.
A peça foi criada para homenagear Elizabeth 'Mumbet' Freeman, mulher escravizada, cuja batalha legal pela liberdade, em 1781, ajudou a ilegalizar a escravatura no estado norte-americano de Massachusetts.

Joana Vasconcelos foi convidada em outubro para criar uma instalação monumental para a inauguração do novo museu de arte contemporânea de Boston.
O MAAM é o museu pedagógico do Massachusetts College of Art and Design (MassArt), a primeira escola de arte com financiamento público nos Estados Unidos.
O museu é uma instituição sem coleção permanente, com entrada livre, e a sua missão é tornar a arte contemporânea acessível a todos.

A exposição 'I'm Your Mirror' da artista, que esteve patente no Museu Guggenheim Bilbao, Espanha, foi a 13.ª mais visitada no ano passado, a nível mundial, de acordo com a publicação especializada The Art Newspaper.