Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


LINHA DE EMERGÊNCIA É INSUFICIENTE DIZ O MANIFESTO EM DEFESA DA CULTURA

2020-03-24




O responsável do movimento Manifesto em Defesa da Cultura, Pedro Penilo, considerou hoje "insuficiente" a linha de emergência criada pelo Ministério da Cultura, para artistas que se encontram sem apoio financeiro.
"A resposta teria de ser superior à que é dada em tempos de normalidade. Não se compreende que a ministra adie um concurso de três milhões de euros, para criar uma linha de emergência com um milhão", frisou, referindo-se ao adiamento para junho, do concurso da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

O que a ministra da tutela está a fazer é a "substituir esse valor por uma verba que devia ser superior, isso sim é que era responder a emergências", sustentou.
"O que era compreensível era que o Governo não abdicasse de investir as verbas que investe em tempos normais, e fizesse um reforço extraordinário para garantir a sobrevivência de todas as outras áreas e trabalhadores envolvidos, numa situação de emergência como é aquela em que vivemos", disse.

Pedro Penilo acrescentou que o Manifesto em Defesa da Cultura se vai reunir, após o que tomará uma posição face à medida anunciada hoje por Graça Fonseca.



Fonte: Notíciasaominuto