Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ESCOLA DAS ARTES PROMOVE CONVERSA VIRTUAL COM MICHAEL DUDOK DE WIT

2020-05-19




A Escola das Artes (EA) da Católica no Porto prepara-se para abrir as portas virtuais a Michaël Dudok de Wit – realizador holandês já galardoado com um Óscar e com um BAFTA Award. O animador e ilustrador é o convidado especial da também Special Lecture do CITAR Lectures, iniciativa virtual promovida todas as terças-feiras pela EA. "From Michaël" dá o mote à sessão agendada para hoje, terça-feira, 19 de maio, às 17h00, que contará com a participação de alguns alunos da Escola, que, desta forma única, poderão colocar algumas questões relacionadas com o processo criativo, estilo particular de animação e principais influências do realizador.



Michaël Dudok de Wit irá responder, ainda, a questões relativas à sua visão quanto ao futuro da animação desenhada à mão e refletir sobre a espiritualidade e musicalidade dos seus filmes, assim como as mudanças introduzidas pela pandemia no trabalho dos animadores. A sessão, que assume esta semana um carácter especial, servirá, também, como pré-lançamento da primeira edição da Ink and Motion – International Conference on Animation and Comics, que contará com a presença do realizador como keynote speaker. Refira-se que a nova data da conferência, agendada inicialmente para abril, será anunciada em breve.

Vencedor de um Óscar para Melhor Curta de Animação, em 2001, e nomeado para a Melhor Longa, em 2016, Michaël Dudok de Wit foi, também, o primeiro realizador não japonês a dirigir uma produção no prestigiado Studio Ghibli, de Hayao Miyazaki e Isao Takahata. A transmissão decorrerá em simultâneo no site, Facebook e YouTube da Escola das Artes. Mais informação em http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/special-citar-lecture-michael-ink-motion-advance.

A Universidade Católica Portuguesa é constituída por quatro centros regionais: Braga, Lisboa, Porto e Viseu. No Porto, a Universidade tem um campus que integra oito unidades académicas e sete unidades de investigação onde uma comunidade vibrante de mais de 8.000 mil professores, alunos e colaboradores partilham conhecimento nas áreas das Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia entre outras. Neste momento, a Católica no Porto oferece 13 licenciaturas, 29 mestrados, 11 doutoramentos, 40 pós-graduações, formação avançada e executiva, Teen Academy e programa Universitário Mais Saber.




FONTE: Central de Informação