Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMISSARIÁ A BIENAL DE BUCARESTE DE 2022

2020-05-28




A Bienal de Bucareste anunciou esta semana que a sua décima edição será comissariada por um programa de inteligência artificial (AI) chamado Jarvis, batizado com o mesmo nome de uma IA fictícia que aparece nos filmes e banda-desenhada do Homem de Ferro.

O programa está a ser construído e desenvolvido pelo estúdio Spinnwerk, com sede em Viena, e começará por gerar um "texto breve como conceito - uma ou duas frases", diz Razvan Ion, fundador da Spinnwerk. Depois disso, “usará conhecimento profundo para aprender por conta própria a partir de bancos de dados de universidades, galerias ou centros de arte”, usando o conceito inicial como a “estrutura-chave” para as suas escolhas curatoriais, diz Ion. “No final do processo, Jarvis selecionará vários participantes / artistas / criadores para a bienal com base no seu conhecimento”, diz ele. Ion acrescenta que a equipa necessitará de confiar nas organizações que possuam informações relevantes no seu banco de dados que desejam compartilhar.

A bienal será realizada virtualmente, na galeria Spinnwerk VR (a ser lançada em outubro), segundo Ion, e estará acessível em todo o mundo. Além disso, haverá stands de realidade virtual em Bucareste e Viena, onde as pessoas sem acesso a VR Headsets podem assistir à bienal. "As pessoas reagirão e sentir-se-ão completamente diferentes depois de experimentar a nossa narrativa imersiva", afirma ele.

A nona Bienal de Bucareste, intitulada “Farewell to Research” e com curadoria de um humano, Henk Slager, deveria ser inaugurada esta semana, mas foi agora adiada e transferida online. Será lançado a 28 de junho.





FONTE: The Art Newspaper