Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TRIENAL DE ARQUITECTURA ANUNCIA PRÓXIMA EDIÇÃO DO OPEN HOUSE LISBOA

2020-06-24




A Trienal de Arquitectura de Lisboa anuncia a próxima edição do Open House Lisboa para os dias 26 e 27 de Setembro. A 9ª edição do habitual fim-de-semana que abre as portas da arquitectura da capital ganha este ano um novo formato. Um programa de passeios sonoros todo realizado em espaço exterior com o objectivo de re-interpretar e enriquecer o histórico do evento, adaptando-as à manutenção das recomendadas distâncias físicas.

Nos dias 26 e 27 de Setembro, o Open House Lisboa convida o público a redescobrir a arte de dar um passeio através da Lisboa imaginada, vivida e narrada por oito convidados muito especiais.

Partindo do atlas de arquitectura online Open House Lisboa - que reúne os 284 espaços que fizeram parte dos diferentes roteiros desde 2012 - os convidados desenham e relatam passeios pedestres narrados na 1ª pessoa que dão origem a oito áudio-guias que o visitante pode seguir de forma independente e a qualquer hora. Este é o formato OH Lisboa 2020 que vai revelar a cidade de Inês Meneses (comunicadora), Leonor Teles (cineasta) Paula Moura Pinheiro (jornalista e apresentadora), Lígia Soares (coreógrafa e dramaturga), Gonçalo Byrne (arquitecto), Rui Tavares (historiador), Gonçalo M. Tavares (escritor) e Tomás Wallenstein (músico).

O convite está lançado e o procedimento é simples: descarregar os podcasts e o itinerário assinalado no mapa do site oficial do evento e seguir passeando ao som da voz de cada autoria. Pretende-se que este conjunto variado de vozes de diferentes áreas da cultura seja catalisador de experiências sensoriais únicas, permitindo novas vivências e conhecimentos sobre a cidade que habitamos.

Segundo Joana Gomes Cardoso, presidente da EGEAC, “o desenvolvimento de podcasts nesta 9ª edição do Open House Lisboa, com vozes e autorias de áreas e experiências tão diversas, é um formato que permite a adaptação do evento às condicionantes actuais, possibilitando um regresso às ruas lisboetas sem comprometer a segurança do público. Uma abordagem que torna de novo acessível a história arquitectónica e multifacetada de Lisboa.”

Já Carolina Vicente, coordenadora do OH Lisboa que integra a equipa executiva da Trienal, sublinha “o contexto atípico que atravessamos, ofereceu-nos a oportunidade de reflectir sobre como pode a cidade e a sua arquitectura serem celebradas, embora de portas fechadas. Assim, nesta 9ª edição, convidamos os lisboetas a saírem à rua e a contemplarem a cidade, redescobrindo-a através de percursos guiados ao ouvido, na primeira pessoa, por vozes que irão partilhar o que de mais intrínseco as liga à cidade."

Através destas experiências sonoras e performativas que sugerem formas singulares de ouvir, ver, sentir e viver Lisboa, acreditamos cumprir a missão basilar do evento: estreitar o diálogo entre o público, a cidade e a arquitectura, numa versão inédita no histórico do OH Lisboa.”

Para ajudar a experiência do passeio citadino no fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro, há uma equipa de voluntariado a pontuar os diferentes percursos com o intuito de ajudar e prestar esclarecimentos. O entusiasmo desta equipa de Volts tem-se revelado vital nas consecutivas edições que marcam a agenda cultural. Para quem quiser participar e apoiar esta iniciativa internacional, de forte pendor educativo, acabam de abrir as inscrições. Todas as informações e formulário podem ser encontrados aqui: www.trienaldelisboa.com/open-calls-pt/d/opencalls_ohl2020

O Open House Lisboa 2020 é uma co-produção Trienal de Lisboa e EGEAC e conta com o apoio da Fundação Serra Henriques e da Dizplay. Neste mesmo fim-de-semana, também se realiza o Open House em três outras cidade europeias: Madrid, Bilbao e Zurique.


Sobre Open House Worlwide
O OH Lisboa teve a sua primeira edição em 2012 e faz parte da família Open House Worldwide que reúne 50 cidades em todos os continentes. Por ano, totaliza cerca de 2 milhões de visitantes. O Open House é um conceito criado originalmente em Londres, no ano de 1992, por Victoria Thornton. Mais info: openhouseworldwide.org




FONTE: Trienal de Arquitectura de Lisboa