Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CHRISTIE'S FUNDE DEPARTAMENTOS DE ARTE IMPRESSIONISTA, MODERNA E CONTEMPORÂNEA NUM ÚNICO

2020-06-29




A leiloeira Christie's vai fundir os departamentos de arte impressionista, moderna e contemporânea num único, com o objetivo de reduzir custos. O novo departamento dos séculos 20 e 21 será liderado por Alex Rotter e Giovanna Bertazzoni, e os cortes de pessoal ainda estão em análise.

A Christie's está a reestruturar as suas operações, e vai fundir os departamentos de arte impressionista e moderna, pós-guerra e contemporânea num único departamento dos séculos 20 e 21. A nova equipa será liderada por Alex Rotter nos EUA e por Giovanna Bertazzoni, como vice-presidente na Europa.

Em comunicado o diretor da Christie’s, Guillaume Cerutti, disse que a fusão faz parte das "medidas de corte de custos", que também incluirão "reduzir o número de funcionários". Acrescentou que a fusão e os cortes de funcionários são resultantes de um "reflexo dos tempos" e que a análise do que possa ser redundante, está em curso. A "Nossa receita este ano não será a que tem sido, então precisamos de nos adaptar", continuou Cerutti.

O anúncio antecipa a pré-apresentação do leilão a acontecer em várias cidades com o titulo de ONE: A Global Sale of the 20th Century, que é lançado depois de se terem cancelado os leilões de vendas que habitualmente aconteciam em Nova York (Evening Auctions) e como resultado do coronavírus (Covid-19). O leilão agendado para 10 de julho, será realizado em Hong Kong, Paris, Londres e Nova York e combina arte impressionista e moderna, pós-guerra e ainda arte contemporânea e design. As quatro sessões consecutivas, começando em Hong Kong, serão realizadas por um leiloeiro em cada local e transmitidas em direto.

"O trabalho que criamos para as nossas próximas sessões de vendas tem sido fantástico e, à luz dos sucessos recentes, em que a Christie’s oferece arte do século XX em semanas agendadas globalmente, sabemos que é a hora certa de fundir as equipas numa só", afirma Rotter em comunicado.

A Christie's não confirmou mais detalhes sobre a reestruturação, mas Cerutti mencionou que os orçamentos mais reduzidos após as consequências económicas da Covid-19 vão afetar todas as áreas de negócio, incluindo catálogos impressos, que agora serão reservados para “alguns leilões muito importantes” e com catálogos digitais para a grande maioria. Mais informações sobre a temporada de vendas no Outono vão ser divulgadas no final do Verão.





Fonte: The Art Newspaper