Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TEFAF CANCELA A EDIÇÃO DE OUTONO EM NOVA YORK, PREVIAMENTE ADIADA

2020-07-20




O outono está a moldar-se da mesma forma que a primavera, já que as principais feiras de arte, adiadas pela pandemia, continuam a cancelar eventos. A TEFAF anunciou esta sexta-feira que não vai realizar a sua edição de Nova York, que ocorreria de 31 de outubro a 4 de novembro no Park Avenue Armory. A notícia segue-se ao cancelamento da Frieze London e da Frieze Masters, também previstas para outubro. Os expositores da TEFAF vão receber um reembolso total dos custos pagos pelos stands.

"Nos últimos meses, trabalhámos arduamente para realizar uma feira que respeitasse as distâncias socialmente recomendadas, e tomando em consideração os vários protocolos que nos permitiriam abrir um evento seguro e bem-sucedido", Hidde van Seggelen, presidente do comité executivo, e a diretora administrativa Sophie Scheerlinck escreveram numa declaração conjunta: “Por mais que quiséssemos realizar uma feira física no Park Avenue Armory em outubro, as incertezas em torno da saúde e segurança, as limitações de ocupação no prédio, o cancelamento da vernissage, as restrições às viagens internacionais e as rígidas normas da cidade de Nova York, levou-nos a acreditar que prosseguir com esta feira não era do melhor interesse da comunidade TEFAF.”

O evento do outono da TEFAF em Nova York normalmente concentrava-se em arte e antiguidades até ao pós-guerra. Este plano já tinha sido alterado para acomodar expositores que geralmente participam apenas no evento da primavera, que apresenta obras modernas e contemporâneas em conjunto com design.

O surto de coronavírus (Covid-19) tem perseguido a TEFAF desde o início de março, quando a decisão de continuar com a edição de Maastricht causou controvérsia, principalmente depois da feira ter sido encerrada mais cedo, quando um expositor acusou positivo ao vírus e um grupo de casos foi subsequentemente relatado pelos participantes.

A feira sofreu muitas baixas de alto nível desde este acontecimento. No mês passado, Nanne Dekking deixou o cargo de presidente do comité executivo da TEFAF para ser substituído por van Seggelen e, em maio, o presidente-executivo, Patrick Van Maris, deixou o cargo que renunciou no início do ano.

De acordo com van Seggelen e Scheerlinck, uma iniciativa online com uma experiência “otimizada” está em construção para as datas da feira em outono e cujos detalhes serão anunciados em breve.

Fonte: The Art Newspaper