Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CURADORA ALEMÃ SEQUESTRADA NO CENTRO DE BAGDAD

2020-07-27




Hella Mewis, uma curadora alemã e gerente de artes, foi sequestrada na noite da passada segunda-feira, por homens armados não identificados em Bagdad, e isto de acordo com ativistas locais. A Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) disse que Mewis estava a sair do seu escritório na sua bicicleta no centro da cidade quando dois veículos se aproximaram com agressores e a forçaram para o interior de um dos carros.

Mewis, um berlinense que vive em Bagdad desde 2012, está ligada à fundação do Tarkib, um grupo de artistas independentes. Ela também está envolvida com a Bait Tarkib, uma instituição cultural que visa promover e ajudar artistas iraquianos emergentes. Um dos objetivos apresentados no site declara ambicionar "proporcionar a jovens e mulheres de Bagdad um refúgio seguro para expressar as suas ideias por meio de exposições, apresentações públicas, treino e workshops". Mewis também trabalhou para o Instituto Goethe, de acordo com a FAZ.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, disse numa entrevista em Atenas que a unidade de crise do seu ministério foi ativada. "Mas não faremos nenhum comentário público sobre o assunto devido à preocupação com a integridade física da vítima", disse. "Começámos no ministério a abordar o caso e a procurar uma solução que garanta a segurança da vítima".

Fonte: The Art Newspaper