Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


VISITANTE DANIFICA ESCULTURA DE ANTONIO CANOVA AO TIRAR UMA SELFIE

2020-08-05




Um visitante do Museu Antonio Canova, em Possagno, Itália, danificou um modelo de gesso de uma escultura do século XIX enquanto tentava tirar uma selfie com a obra de arte. De acordo com um post na página do Facebook da instituição, um turista austríaco estava sentado na obra, o que provocou a quebra de dois dedos (da estátua).

O modelo danificado corresponde à escultura em mármore de Canova, Pauline Bonaparte, como Venus Victrix, que faz parte da coleção da Galleria Borghese em Roma e que retrata a irmã de Napoleão Bonaparte como deusa romana do amor. O Museo Antonio Canova disse no seu post no Facebook que o visitante se afastou rapidamente do trabalho danificado e não alertou a equipa sobre o incidente que ocorreu a 31 de julho. Um guarda viu os dedos dos pés quebrados e as imagens das câmeras de vigilância confirmaram o que havia acontecido.

“A nossa herança deve ser protegida: adotar um comportamento responsável dentro do Museu, respeitar as obras e os bens preservados, não é apenas um dever cívico, mas um sinal de respeito pelo que a nossa história e cultura testemunha e que deve ser orgulhosamente transferido para as futuras gerações ”, escreveu o museu no Facebook.

O museu prevê restaurar a escultura, e o visitante foi identificado através de um registo de nome associado à pandemia e requisitos no acesso aos museus italianos. O turista ainda não foi encontrado após a saída da instituição.

Moira Mascotto, diretora do Museu Antonio Canova, disse à Agência de Imprensa da Áustria que o museu está de posse das “partes quebradas de gesso. Isso ajuda-nos no restauro. ”

Fonte: ARTnews