Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


O MUNDO DA ARTE DE BEIRUTE FOI ABALADO PELAS EXPLOSÕES FATAIS: "TODA A CIDADE SOFREU DANOS JAMAIS IMAGINÁVEIS”

2020-08-07




Depois de duas explosões sacudirem os bairros costeiros de Beirute, a cidade e os seus cidadãos avaliam os danos causados, que ocorreram maioritariamente no principal porto do país e que mataram mais de 135 pessoas (de acordo com estimativas divulgadas na quinta-feira). Embora as causas das duas explosões ainda não sejam conhecidas, as autoridades afirmam que a segunda explosão resultou de 2.750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas num depósito deste porto.

A cena artística da cidade sofreu grandes danos após as explosões, com pelo menos um museu e várias galerias a apresentar paredes e janelas completamente partidas, que tiraram do lugar inúmeras obras de arte.

O Museu Sursock, uma instituição de arte contemporânea que constitui uma parte fundamental da cultura da cidade, com obras de Etel Adnan, Saloua Raouda Choucair e muitas mais em acervo, enfrentou alguns dos danos mais significativos. Situado a pouco mais de um quilometro de onde ocorreram as explosões, o Museu Sursock foi inaugurado em 1957 e sofreu uma renovação significativa em 2015.

“A cidade inteira testemunhou danos sem precedentes e Sursock não é exceção”, disse um porta-voz do museu em declarações. “O edifício foi consideravelmente danificado e estamos muito gratos ao fato dos funcionários do museu se encontrarem em segurança.” As fotos que foram divulgadas pelo museu no Instagram mostram a instituição coberta de destroços, obras de arte deslocadas e penduradas nas paredes.

A Sfeir-Semler Gallery, que também tem um espaço em Hamburgo, na Alemanha, também está localizada perto das explosões e sofreu danos significativos. A explosão foi tão intensa que o vidro alojou-se nas paredes da galeria e partes do edifício se desmoronaram. Um representante da galeria referiu que todos os funcionários estavam bem. “Estamos cheios de tristeza e estamos a sofrer por Beirute. Obrigado a todos que pensaram em nós e enviaram uma mensagem”, escreveu a galeria no Instagram.

Fonte: ARTnews