Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


RARO RETRATO DE BASQUIAT NO VALOR DE $4 MILHÕES É DESTAQUE NO CHRISTIE’S EVENING SALE DE OUTUBRO

2020-09-15




Em outubro, a Christie's leva a leilão obras de Jean-Michel Basquiat, Joan Mitchell, Helen Frankenthaler e outros artistas expressionistas abstratos e neo-expressionistas oriundos de uma coleção particular com o título "Um estado de espírito de Nova York: uma importante coleção particular". Junto com uma aquarela de Cézanne de $25 milhões USD, as obras estarão à venda a 6 de outubro na sede da Christie's em Nova York.

Entre os lotes de preço mais elevado neste leilão com uma categoria “inaugural” está um retrato de 1984 de Jean-Michel Basquiat intitulado MP. Com uma estimativa de venda entre $4 milhões e $6 milhões USD, a pintura retrata o amigo de Basquiat, Michael Patterson, em pé contra um fundo neutro ponteado por folhas de texto com canções de blues. O vendedor comprou a obra na Christie’s há quase três décadas, em 1993, por apenas $ 77.300. Antes disso, foi exibido apenas uma vez, em 1985, na Galeria Akira Ikeda em Tóquio, antes de pertencer a um colecionador japonês.

Retratos figurativos de modelos da vida real são raros na obra de Basquiat e apenas um outro foi vendido no mercado secundário. O outro comparável de 1984, também intitulado MP, que apresenta uma composição semelhante, foi vendido pela última vez em 2011 durante uma venda contemporânea da Sotheby's em Paris por $1,7 milhão USD. As obras de Basquiat que registam os preços mais altos são de 1982 a 1984 e incluem os mais emblemáticos e reconhecíveis do artista, como crânios, coroas e texto rabiscado com grafite. À medida que o mercado de Basquiat amadurece, as casas de leilões estão a apresentar trabalhos com imagens menos conhecidas no mercado secundário.

Outro destaque de "A New York State of Mind" é a pintura sem título de Joan Mitchell de 1958 a 1959. O trabalho é representativo do estilo pictórico da artista, desenvolvido em meados dos anos 1950, quando se tornou membro lectivo da Escola de Nova York. Está estimada a venda entre $ 3,5 milhões - $ 5,5 milhões USD.

Fonte: Art Market Monitor