Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FIAC CANCELADA DEVIDO À IMPOSIÇÃO DE NOVAS RESTRIÇÕES A VIAGENS EM TODA A EUROPA

2020-09-16




Depois de prosseguir com os planos este ano enquanto a maioria das outras feiras de arte foram canceladas, os organizadores da Fiac (Foire Internationale d'Art Contemporain) finalmente admitiram que a 47ª edição da feira de arte moderna e contemporânea não será realizada em Paris - durante o próximo mês no Grand Palais.

O anúncio surge num momento em que os casos de coronavírus aumentam em França e novas restrições a viagens são impostas em toda a Europa, incluindo da Bélgica para Paris.

A decisão foi tomada, segundo os organizadores, após “numerosas e constantes discussões” com galeristas, colecionadores e outros parceiros. Apesar da “profunda determinação” em levar a mostra e do “esforço para superar as dificuldades causadas pela crise de saúde”, os organizadores afirmam não estar em condições acolher um evento “que atenda às legítimas expectativas dos seus expositores”. .

O anúncio será provavelmente um golpe para a cena artística de Paris, particularmente porque os projetos externos da feira e o programa de escultura ao ar livre e instalações de arte, conhecido como Hors les Murs, também foram cancelados. Como resultado, a Fiac reembolsará 100% as taxas pagas antecipadamente pelos expositores.

Anne-Claudie Coric, diretora executiva da galeria Templon de Paris, descreve a decisão como “uma grande decepção, mas não uma surpresa”. Ela diz: “Há dias que esperávamos por uma resposta clara”.

Enquanto a grande maioria das feiras que acontecem este ano foram canceladas, Coric destaca que a sua galeria acaba de participar na Art Paris, também no Grand Palais, que “correu muito bem tanto em termos de vendas como de público”, afirma.

“Gostaria que os organizadores da Fiac - Reed - tivessem aceitado o desafio e mostrado mais solidariedade para com os seus principais clientes: as galerias francesas”, explica Coric. “A cena parisiense é dinâmica o suficiente para sustentar uma grande feira de arte contemporânea e todos teriam entendido se, pela primeira vez, fosse menos internacional.”

O Fiac estava programada para acontecer de 22 a 25 de outubro no Grand Palais em dois anos. As edições de 2021 e 2022 serão realizadas no Champ-de-Mars, perto da Torre Eiffel, enquanto o Grand Palais é restaurado.

Enquanto isso, a oitava edição da Paris Outsider Art Fair (OAF) - que estava programada para acontecer simultaneamente com a Fiac de 21 a 30 de outubro - anunciou que apresentará este ano um evento híbrido, online e presencial.

Fonte: The Art Newspaper