Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MOHAMED BOUROUISSA GANHA O PRÉMIO DE FOTOGRAFIA DEUTSCHE BÖRSE 2020

2020-09-17




O artista franco-argelino Mohamed Bourouissa, mais conhecido pelo seu trabalho com comunidades marginalizadas, ganhou o prestigiado Prémio Deutsche Börse Photography Foundation de 2020. O prémio de £30.000 foi anunciado durante uma cerimónia online organizada pela The Photographers Gallery em Londres, onde uma exposição do trabalho de Bourouissa e dos outros três fotógrafos pré-selecionados - Anton Kusters, Mark Neville e Clare Strand - está em exibição até 20 de setembro.

O artista foi nomeado para a exposição Free Trade, que decorreu no ano passado no supermercado Monoprix para o festival de fotografia Rencontres D'Arles. A exposição apresentou vários trabalhos dos últimos 15 anos, incluindo Périphériques (2005-08), que explorou estereótipos associados a jovens que vivem nos subúrbios de Paris; Nous Sommes Halles (2003-05) uma colaboração com Anoush Kashoot inspirada nas fotografias de streetwear de Nova York dos anos 80; e Shoplifters (2014-15), onde Bourouissa reaproveitou Polaroids tiradas de ladrões de lojas em Brooklyn, que haviam sido exibidas em lojas como um desencorajamento para outras pessoas.

O prémio anual, fundado em 1996, “defende e reconhece projetos de destaque no meio da fotografia”, afirma a curadora da galeria Anna Dannemann. O júri deste ano foi composto por Martin Barnes, curador senior de fotografias do Victoria and Albert Museum, em Londres; a artista e fotógrafa Melanie Manchot; Joachim Naudts, curador e editor do FOMU Foto Museum em Antuérpia; e Anne-Marie Beckmann, diretora da Deutsche Börse Photography Foundation.

Fonte: The Art Newspaper