Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


O MUSEU GUGGENHEIM DE BILBAO APRESENTA KANDINSKY

2020-10-13




O Museu Guggenheim de Bilbao apresenta Kandinsky, uma exposição exaustiva de pinturas e trabalhos em papel do artista Vasily Kandinsky (n. 1866, Moscovo; m. 1944, Neuilly-sur-Seine, França) extraída principalmente do magnífico acervo da Fundação Solomon R. Guggenheim. Patrocinada pela Fundação BBVA, a exposição traça a evolução estética de um pioneiro da abstração, um conceituado teórico da estética e um dos maiores inovadores artísticos do início do século XX. O seu esforço para libertar a pintura dos laços com o mundo natural, auxiliou Kandinsky a descobrir uma nova temática baseada exclusivamente nas "necessidades íntimas" do artista que permaneceria a sua única preocupação ao longo da sua vida.

Reunida principalmente do vasto acervo da Fundação Solomon R. Guggenheim, esta abrangente exposição traça ao longo de quatro seções geográficas a evolução estética de Vasily Kandinsky, um dos maiores inovadores artísticos do início do século XX.
Kandinsky encetou uma cruzada contra as normas estéticas convencionais e descobriu um novo tópico de criação simplesmente alicerçado nas "necessidades pessoais" do artista, um sonho de um futuro mais espiritual por meio dos poderes transformadores da arte.

À medida que seus contornos caligráficos e formas rítmicas revelavam traços mais escassos das suas origens representacionais, Kandinsky começou a progredir na abstração e a transmitir aquilo a que chamou de "poder oculto da paleta".
Para Kandinsky, mesmo as formas mais abstratas retinham conteúdos expressivos e emotivos: o triângulo encarnava sentimentos ativos e agressivos; o quadrado, paz e sossego; e o círculo, o reino espiritual e cósmico.

Datas: 20 de novembro 2020 - 23 de maio 2021. Curador: Megan Fontanella, Curator, Modern Art and Provenance, Solomon R. Guggenheim Museum.
+ INFO : www.guggenheim-bilbao.eus/en

Fonte: Solomon R. Guggenheim Museum