Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CENTRO PORTUGUÊS DE SERIGRAFIA LANÇA SERIGRAFIA ESPECIAL CENTENÁRIO DE CRUZEIRO SEIXAS

2020-10-17




O CPS - Centro Português de Serigrafia acaba de lançar uma nova serigrafia de Cruzeiro Seixas, uma edição especial que assinala o centenário do nascimento do artista, intitulada O Barco Bêbado, referência ao poema com o mesmo título de Artur Rimbaud (1854-1891).

Cruzeiro Seixas foi esta quarta-feira agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pela Ministra da Cultura na exposição "O Tempo das Imagens III" que assinala os 35 anos do CPS, patente na Biblioteca Nacional de Portugal. Inaugurada no final de setembro, a mostra inclui 99 obras de 77 artistas, selecionadas a partir das doações feitas pelo CPS à BNP e inclui uma sala dedicada ao artista.

Cruzeiro Seixas acompanha o CPS desde o início da sua fundação, sendo um dos artistas mais editados. Decano da arte portuguesa e um dos grandes nomes do Surrealismo português e europeu, Cruzeiro Seixas foi homenageado aos 97 anos por Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Centro Português de Serigrafia. Foi um dos precursores do movimento Surrealista Português ao lado de artistas como Mário Cesariny, Carlos Calvet ou António Maria Lisboa e é hoje considerado um dos seus máximos expoentes. É autor de um vasto trabalho no campo do desenho e pintura, mas também na poesia, escultura e objetos/escultura.
Está representado em importantes coleções como Museu do Chiado, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, Biblioteca de Tomar, Fundação Cupertino de Miranda, Museu Machado de Castro, em Coimbra, Museu de Castelo Branco e Fundação António Prates.




FONTE: CPS