Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


O CANTOR DOS TALKING HEADS, DAVID BYRNE, ESTÁ A VENDER PECULIARES ILUSTRAÇÕES QUE DESENHOU DURANTE A QUARENTENA

2020-10-19




O ex-frontman dos Talking Heads, David Byrne, está a vender 50 ilustrações de humor particularmente negro, desenhadas à mão durante o periodo em que esteve de quarentena no seu apartamento em Manhattan. As imagens, conhecidas como dingbats, estão disponíveis online na galeria Pace (até 2 de novembro), ao preço de $3.000 USD cada.

Byrne disse ao The Guardian: “As ilustrações não são explicitamente sobre o bloqueio ou estar sozinho. Mas essa é a temática. Fazer algo criativo como isto torna-se uma espécie de terapia, onde os medos e ansiedades vêm à tona. Coisas que talvez não ouse dizer a mim mesmo, muito menos a outras pessoas. ”

Os desenhos estão a ser disponibilizados sob forma de cinco séries de dez obras, disponibilizadas todas as segundas e quintas-feiras de 15 a 29 de outubro (a primeira edição já se encontra esgotada). Uma série rotativa de dez desenhos, da seleção mais recente na apresentação online, vai também ser exibida na Pace Gallery em Nova York.

Todas as receitas da venda online vão para a própria organização sem fins lucrativos do cantor, conhecida como Arbutus Foundation, que apoia We Are Not Divided, o projeto editorial online de Byrne com foco na redução das divisões que precedem a eleição presidencial dos EUA de 3 de novembro.

Uma imagem, Supply Chain, mostra um comboio com carruagens feitas de vegetais. Outra obra, A Balanced Life, mostra uma figura equilibrando precariamente objetos na cabeça, uma alusão às responsabilidades e opressão da vida moderna. “Todas as [obras] refletem sobre a sensação de habitar um novo mundo,” Disse Byrne num vídeo disponibilizado online.

“Os desenhos de dingbats exploram temas e preocupações associadas à vida diária durante a pandemia da Covid-19, de cenas misteriosas da vida doméstica a ilustrações figurativas surreais, infiltradas na metáfora de uma mente atormentada pela solidão, tédio e ansiedade provocada pela quarentena,” acrescenta.

Em 2016, Byrne apresentou uma mostra focada na neurociência intitulada Neurosociety também na galeria Pace's em Menlo Park, na Califórnia. O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) tem oito obras do escritor e músico, incluindo a litografia Talking Heads, More Songs About Buildings & Food, de 1978.

Fonte: The Art Newspaper / ARTnews