Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


A FEIRA ART X LAGOS FOI ADIADA EM SOLIDARIEDADE COM OS PROTESTOS CONTRA A VIOLÊNCIA POLICIAL NA NIGÉRIA

2020-10-29




A principal feira de arte da África Ocidental, Art X Lagos, prevista para acontecer de 5 a 16 de novembro, foi adiada indefinidamente em solidariedade com aqueles que lutam contra a brutalidade policial na Nigéria.

“Estamos veementemente contra a brutalidade policial e apoiamos totalmente aqueles que são contra um sistema que nega liberdades civis essenciais, e oportunidades para o seu povo”, disse o fundador da feira Tokini Peterside em comunicado. Protestos pacíficos contínuos, sob o hashtag #EndSARS, revoltaram-se contra as forças policiais Anti-Robbery (Anti Roubo) da Nigéria a 8 de outubro em resposta ao abuso de poder desta unidade. A 20 de outubro, segundo a Amnistia Internacional, os militares nigerianos atiraram e mataram uma dúzia de manifestantes pacíficos sem aviso prévio; centenas mais de manifestantes, muitos deles jovens, ficaram feridos. Até 21 de outubro, pelo menos 56 pessoas foram mortas nos protestos.

Art X Lagos fez a 16 de outubro um apelo no Instagram aos fotógrafos e cineastas que documentavam os protestos para se candidatarem à feira para obter ajuda e promoção; em dois dias, os organizadores receberam cerca de mil inscrições, algumas das quais serão exibidas na próxima feira. “Continuaremos a trabalhar para amplificar a voz destes importantes artistas nas próximas semanas e defender a arte e a criatividade que podem contribuir de forma tangível para o movimento por uma Nova Nigéria”, disse Peterside, que além de ser o fundador da feira em 2016 é também CEO da empresa Art X Collective. Ainda acrescentou que antecipa um momento em que os artistas nigerianos serão capazes de coletivamente "contemplar as exigências e expectativas compartilhadas da sociedade para o amanhã e refletir sobre novas ideias de como a comunidade poderá avançar unificada."

Fonte: Artforum / Artnet News