Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA ASSINALA OS 50 ANOS DOS ATELIÊS DOS CORUCHÉUS

2020-11-23




Na década de 1960, de forma a responder a uma procura crescente de espaços de trabalho por parte dos artistas plásticos da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) tomou a decisão de criar o complexo de ateliês dos Coruchéus. Trata-se de uma construção desenhada de raiz para albergar 50 ateliês para as artes plásticas, localizada junto do Palácio dos Coruchéus, atualmente Biblioteca Municipal com o mesmo nome, na freguesia de Alvalade. Concebidos pelo arquiteto Fernando Peres Guimarães, o projeto dos edifícios dos Ateliês Municipais dos Coruchéus data de 1962. Em 1970 os ateliês começaram a ser ocupados por artistas, alguns dos quais ainda aí permanecem.

50 anos depois da chegada dos primeiros artistas, a CML assinala o aniversário deste conjunto original e único dedicado à atividade artística, que se mantém vivo e se encontra agora numa fase de renovação, com um programa que tem início no próximo dia 25 de novembro e se prolonga até agosto de 2021. O programa assenta numa investigação exaustiva e inclui 3 exposições: uma na Biblioteca, intitulada “Os Edifícios”, outra no Jardim dos Coruchéus denominada “O Lugar” e outra nos edifícios dos ateliês, designada “Os Artistas”; o lançamento do site dedicado ao conjunto dos Coruchéus e aos artistas (http://corucheus50anos.lisboa.pt/) e a publicação da monografia 50 Anos 50 Ateliês Coruchéus.

Foram ainda entrevistados 13 artistas do grupo dos pioneiros da ocupação dos ateliês, cujos vídeos estarão disponíveis online. Ao longo dos próximos meses, iniciativas complementares irão permitir conhecer melhor o "Lugar" e os "Edifícios", através de visitas mediadas, atividades educativas e conversas.


O lançamento do programa é transmitido online no dia 25 de novembro, pelas 16h, através da ligação www.facebook.com/jfalvalade/live.





FONTE: Divisão de Ação Cultural da CML