Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FUNCIONÁRIOS DO MUSEU DE BELAS ARTES DE BOSTON VOTAM PARA SE SINDICALIZAREM

2020-11-24




Funcionários do Museu de Belas Artes (MFA) em Boston votaram na sexta-feira por 133 a 14 para se sindicalizarem, tornando-se uma das mais novas unidades de negociação de uma grande instituição de artes dos EUA. Os funcionários do MFA juntam-se ao United Auto Workers, que também abriga trabalhadores sindicalizados do Museu de Arte Moderna e do New Museum, ambos em Nova York.

Votando sobre o tema, que finalmente chegou à mesa após mais de um ano, estavam funcionários de trinta departamentos, incluindo curadoria, conservação, desenvolvimento, serviços de visitantes e membros, e TI. Os votos foram contados no Zoom na presença de vinte observadores.

Embora o museu inicialmente não apoiasse os esforços da sua equipa para se sindicalizar, "esta eleição foi importante para nossa equipa e para o MFA como instituição", reconheceu o diretor do MFA Matthew Teitelbaum num comunicado. "Temos dito ao longo desse processo que, acima de tudo, apoiamos o direito dos nossos colaboradores de tomar esta decisão e queremos garantir que todas as vozes sejam ouvidas. Estamos satisfeitos que a eleição tenha sido tranquila e justa, e estamos comprometidos em trabalhar com o sindicato."

Entre os funcionários de outras instituições de artes que votaram recentemente para se sindicalizar estavam funcionários do New York's Film no Lincoln Center, que o fizeram esta manhã. As novas sindicalizações refletem um movimento nos últimos anos dos funcionários de instituições de artes para tomar as condições do seu emprego nas suas próprias mãos, um processo muitas vezes controverso.


Fonte: Artforum