Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CANDIDATURAS ABERTAS: PROGRAMA SHUTTLE / PLATAFORMA MUNICIPAL DE APOIO À ARTE CONTEMPORÂNEA

2021-01-15




O programa municipal Shuttle, que visa estimular a internacionalização da prática artística contemporânea do Porto, tem candidaturas abertas para o ano de 2021.

O novo concurso, aprovado em reunião de Câmara do Porto no início de dezembro, vai funcionar em permanência até outubro de 2021 e atribuirá apoios ao longo do ano com a finalidade de financiar despesas logísticas e de produção conexas à promoção internacional de projetos de artistas, autores e agentes culturais, criados ou desenvolvidos por entidades sediadas no Porto. Depois de na edição de 2020 o orçamento total do concurso ter sido aumentado, o montante para este ano foi novamente reforçado e totaliza os 75.000 euros.

Os projetos a concurso devem prever a sua realização até 31 de março de 2022 e inscrever-se numa das quatro modalidades do concurso: artes visuais e curadoria; artes performativas; performance e composição musical; tradução e criação literária e ensaística. Quanto às candidaturas devem ser submetidas através do endereço de correio eletrónico plaka@agoraporto.pt, e o edital e programa de concurso estão disponíveis na página da plataforma Pláka: https://plaka.porto.pt/pt/

Estão previstas três reuniões do júri para avaliação de candidaturas — em fevereiro, junho e outubro. Com um valor máximo de 25.000 euros para atribuição de apoio a projetos em cada uma das reuniões, caso a verba não seja concedida na sua totalidade, o valor remanescente transitará para a reunião seguinte.

Para esta nova edição, o júri é composto por Marta Ângela, artista e uma das metades da dupla Von Calhau!, Luís Albuquerque Pinho, arquiteto e curador, e Mara Andrade, intérprete e coreógrafa.

Também o programa de apoio à criação artística Criatório, cuja nova edição foi também aprovada no início de dezembro, tem a decorrer o respetivo período de candidaturas desde o dia 16 de dezembro. o júri do Criatório será composto por Luís Fernandes (músico, artista sonoro e programador cultural), Marta Mestre (curadora e investigadora) e Raquel André (performer e encenadora) na modalidade de apoio a projetos de criação artística. Já na modalidade de apoio a espaços de programação, integram o júri Inês Grosso (curadora), Pedro Quintela (sociólogo, investigador e consultor) e Pedro Rocha (programador e curador de música, arte sonora e performance).
A quinta edição do Criatório contemplará novamente 25 bolsas de 15.000 euros — 15 para projetos de criação artística e 10 para espaços de programação — e o prazo para submissão de candidaturas termina já no dia 12 de janeiro, às 18 horas.






FONTE: Plaka / Porto