Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


REI DO KITSCH INVADE PALÁCIO DO REI SOL

2008-09-10




Foi considerado o mais “turbulento” evento da época artística parisiense, uma invasão de lagostas gigantes e coelhos insufláveis que os mais conservadores receiam que vá arruinar o mais popular chateau de França. Jeff Koons, o escultor norte-americano e “rei do kitsch”, desvenda hoje alguns dos seus trabalhos mais famosos no Château de Versailles, a primeira vez que um artista moderno agracia as salas e jardins históricos que foram o orgulho o Rei Sol, Louis XIV.

Mas mesmo antes da exposição inaugurar, a controvérsia espalhou-se. Os partidários de direita escreveram ao ministro da Cultura, protestando que o local “sagrado” de Versailles seria desvalorizado. Depois, os media franceses questionaram se a exposição num palácio que simboliza a Revolução Francesa iria beneficiar um coleccionador francês bilionário.

François Pinault, cujo império de negócios inclui a Gucci e a casa de leilões Christie’s, é um dos coleccionadores privados mais influentes no mundo da arte moderna. Juntamente com vários outros coleccionadores privados, ele é um patrocinador-chave da exposição de Koons, emprestando seis das 17 obras patentes na mostra, incluindo a gigante escultura Split Rocker.

Disponível em: www.guardian.co.uk