Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


PROJECTO RESHAPE PUBLICA LIVRO PARA REPENSAR O MUNDO ARTÍSTICO

2021-02-17




O projeto RESHAPE apresenta "RESHAPE: A Workbook to Reimagine the Art World”, um livro para repensar o mundo artístico. A versão digital está já disponível no website do projeto.

A publicação é o resultado de RESHAPE - Reflect, Share, Practice, Experiment, um projeto de investigação e desenvolvimento que reuniu artistas, profissionais culturais e organizações europeias para a criação de novos modelos organizacionais e formas alternativas de trabalho conjunto. RESHAPE pretende responder aos desafios atuais, alinhando justiça, solidariedade e sustentabilidade com o papel cívico das artes. O livro reúne instrumentos para uma transição em direção a um ecosistema artístico mais justo, aproveitando a experiência dos que já testam novos modelos e formas de interação.

Os resultados palpáveis deste processo são apresentados como Protótipos, propostas que refletem e provocam a transformação do setor, tentando métodos mais equitativos e sustentáveis. Os Protótipos apresentam várias formas: um jogo, uma coleção de rituais, uma casa, um departamento em constante mutação, um conjunto de questões, um desafio à ação, e muitos outros. Um contributo para a mudança positiva nas artes e na sua relação com a sociedade.

Os Protótipos dialogam com um conjunto de obras comissionadas, selecionadas pela comunidade RESHAPE, às quais se chamou Zeitgeist. Os autores, incluindo artistas, académicos e pensadores, analisam e contextualizam estes desafios, e apresentam conceitos para uma mudança.

Na Introdução, a coordenadora de projeto Milica Ilić descreve a lógica e o processo de RESHAPE. Joris Janssens discute a forma de promover mudanças estruturais ao abrigo da iniciativa. A jornalista Lina Attalah entrevistou os seis facilitadores que acompanharam os vários grupos de artistas e profissionais culturais que trabalharam nos protótipos.

Participaram no projeto RESHAPE 40 reshapers e 6 facilitadores que deram o seu contributo ativo nos vários grupos de trabalho.

A Artemrede é o parceiro português do projeto RESHAPE e organizará em breve conversas para apresentação de alguns dos protótipos agora revelados. 
A Artemrede é um projeto de cooperação cultural e territorial que atua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural. Atualmente é constituída por 18 associados: os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar, Torres Vedras e a cooperativa Rumo.





FONTE: Artemrede – Teatros Associados