Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MUSEUS BRITANICOS INICIAM REABERTURAS A 17 DE MAIO

2021-02-24




Os museus no Reino Unido podem começar a reabrir a 17 de maio, seguindo o guia de bloqueio do primeiro-ministro Boris Johnson, com galerias a começar a reabrir cerca de um mês antes, a 12 de abril. De acordo com Johnson, que deu a notícia num discurso na segunda-feira na Câmara dos Comuns, todas as galerias e instituições devem ser abertas até 21 de junho.

O plano de Johnson, ou “guia”, permite a reabertura do país em quatro fases, com a primeira a começar a 8 de março e abrange o regresso ao ensino presencial integral nas escolas primárias e secundárias, bem como a possibilidade de desfrutar de um piquenique ou um café com um amigo ao ar livre. Galerias, consideradas "comércio não essencial", abrem como parte da segunda fase, assim como muitos restaurantes (embora o serviço interno ainda não tenha sido estipulado) e possivelmente universidades e faculdades, enquanto museus e teatros têm permissão para receber visitantes como parte da terceira fase.

A notícia é um alívio, pois as instituições britânicas enfrentam um ano turbulento. Embora muitos tenham sido inaugurados em junho, após o encerramento na primavera a meio da primeira onda da pandemia, alguns foram forçados a fechar no início de novembro sob as novas diretrizes de Johnson. Alguns reabriram no início de dezembro quando as restrições foram suspensas, mas os museus de todo o país tiveram que fechar novamente a 30 de dezembro, quando o país voltou ao bloqueio total.

Além disso, o ano fiscal do governo britânico começa em abril, com as instituições artísticas a receber fundos que excedem em 2,3% os do ano anterior.

Fonte: Artforum