Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ARTISTA AUTORA DA ESTÁTUA NUA DA "MÃE DO FEMINISMO" SURPREENDIDA PELAS CRÍTICAS

2021-06-04




Maggi Hambling autora da estátua nua da pioneira feminista Mary Wollstonecraft em Newington Green, norte de Londres, diz que ficou "surpresa" com as críticas ao trabalho.

A estátua de bronze prateado foi inaugurada no ano passado sob gritos de indignação. A escritora Caitlin Moran, perguntou por que intelectuais masculinos e figuras históricas não são celebrados com nudez enquanto outras feministas tentaram cobrir a estátua com roupa.

Em declarações ao programa Hoje da BBC, Hambling disse: "O que me surpreendeu foi a objeção à figura nua, que, como você sabe, fazia parte da escultura de Mary Wollstonecraft.""Parte da objeção veio das feministas".

Hambling referiu que as feministas estavam "a negar que tivessem corpos", acrescentando: "Há esculturas de nus desde tempos imemoriais". Discutindo a reação à escultura, ela disse que "muitas pessoas não queriam a Torre Eiffel em Paris".

Hambling disse também que era "bastante irritante" que as fotografias nos mídia se tivessem concentrado na figura nua no topo da escultura, e não na obra de arte como um todo.

"As pessoas só gostam de peitos e nádegas, sabe. Típico", refere Maggi Hambling.


Fonte: Evening Standard