Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


100 ANOS DE OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA CELEBRADOS NA CINEMATECA COM FILME-CONCERTO

2021-10-14




A partitura original do compositor Armando Leça (1891-1977), propositadamente escrita para o filme mudo português OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA (Georges Pallu, 1920), será interpretada ao vivo pelos Solistas da Metropolitana na Cinemateca, no próximo dia 16 de outubro, às 17h00, assinalando o centenário da estreia deste filme. A partitura de Armando Leça foi reconstituída por uma equipa de musicólogos da NOVA FCSH, no contexto de um projeto de investigação do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).

Trata-se da continuação de uma parceria estabelecida em 2019 entre a Cinemateca, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, através do INET-md, e agora renovada com mais dois parceiros – o Coliseu do Porto e a Ágora – Cultura e Desporto E.M. – tendo como objetivo a reconstituição, interpretação ao vivo e gravação das três partituras originais compostas por Armando Leça para filmes da Invicta Film: A ROSA DO ADRO (G. Pallu, 1919), apresentada em 2019 e já editada em DVD pela Cinemateca; OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA (G. Pallu, 1920), apresentado este mês; e AMOR DE PERDIÇÃO (G. Pallu, 1921), que será apresentado no próximo mês de novembro, com a participação especial de Nicholas McNair.

No mesmo dia, às 16h, na Livraria Linha de Sombra, será lançado o DVD do filme A ROSA DO ADRO (G. Pallu, 1919), primeiro volume da coleção DVD de filmes da Invicta Film editada pela Cinemateca. O DVD inclui a gravação da partitura original de Armando Leça intepretada pelos Solistas da Metropolitana, assim como mais dois filmes da Invicta, FREI BONIFÁCIO e BARBANEGRA, ambos com música original composta e interpretada por Filipe Raposo.


MAIS INFORMAÇÃO: http://www.cinemateca.pt/CinematecaSite/media/Documentos/fidalgos-da-casa-mourisca_presskit_web.pdf




FONTE: Cinemateca