Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


“VAMPIRES IN SPACE”, DE PEDRO NEVES MARQUES, REPRESENTARÁ PORTUGAL NA "LA BIENNALE DI VENEZIA"

2021-11-18




O projeto “Vampires in Space”, de Pedro Neves Marques, apresentado pela dupla de curadores João Mourão e Luís Silva, irá representar Portugal na próxima edição da Bienal de Arte de Veneza, que decorrerá entre 23 de abril e 27 novembro de 2022 sob o tema "The Milk of Dreams", com curadoria da italiana Cecilia Alemani.

Selecionado no âmbito de um concurso promovido pela Direção-Geral das Artes, “Vampires in Space” terá a forma de uma instalação narrativa que transformará o Palazzo Franchetti através de filmes, elementos instalativos, poemas e cenografia numa inesperada nave espacial habitada por vampiros. A proposta recorre à figura e expectativas sobre o que é um "vampiro" para abordar questões de identidade de género, sexualidade e reprodução queer, bem como formas de família não-nuclear. A instalação contrastará o estilo Gótico Veneziano do Palazzo Franchetti com uma sensibilidade de ficção científica, fantástica e especulativa própria ao trabalho de Neves Marques.

A Representação Oficial Portuguesa, comissariada pela DGARTES, ficará instalada no Palácio Franchetti, o novo espaço expositivo situado nas margens do Grande Canal de Veneza, com o qual foi celebrado um protocolo de utilização para os próximos 3 anos.


_
Sobre o Tema da Bienal:
O tema geral da 59ª Bienal de Veneza "The Milk of Dreams" é inspirado num livro de Leonora Carrington, no qual, como diz Cecilia Alemani, "a artista surrealista descreve um mundo mágico onde a vida é constantemente repensada através do prisma da imaginação, e onde todos podem mudar, ser transformados, tornar-se algo e outra pessoa. A exposição leva-nos numa viagem imaginária através de metamorfoses do corpo e definições da humanidade".


Fonte: DGArtes